Últimas Notícias
Brasil

Explosão na embaixada dos EUA em Oslo pode ter sido ataque deliberado, diz polícia

OSLO, 8 Mar (Reuters) – A embaixada dos ⁠Estados Unidos em Oslo foi atingida por ‌uma forte explosão na madrugada de domingo, causando pequenos danos, mas sem feridos, no que pode ‌ter sido um ataque deliberado ligado à crise no Oriente Médio, informou a polícia norueguesa.



‘É natural ver isso no contexto da situação atual de segurança e que poderia ser um ataque deliberadamente ⁠direcionado ‌à embaixada dos EUA’, disse Frode Larsen, ⁠chefe da unidade de investigação da polícia de Oslo, em uma coletiva de imprensa.


Nenhum suspeito foi identificado até o momento, mas a polícia está procurando por um ou vários autores ​da ação e está cooperando estreitamente com a embaixada, disse Larsen.


‘Uma de nossas hipóteses é ​que se trata de terrorismo, mas também estamos explorando outras opções’, disse Larsen posteriormente à emissora pública NRK.


A explosão no complexo da embaixada, no oeste de Oslo, ocorreu à 1h ‌da manhã no horário local, lançando ​uma fumaça espessa na rua próxima à entrada da seção consular, segundo testemunhas oculares.


O governo norueguês entrou em contato com ⁠as autoridades ​da embaixada ​dos EUA para informar que esse foi ‘um ato inaceitável que levamos ⁠muito a sério’, disse ​o ministro das Relações Exteriores, Espen Barth Eide, em um comunicado.



‘A segurança das missões diplomáticas é muito importante ​para nós’, disse ele.


A polícia disse que nenhum outro dispositivo explosivo foi encontrado na ​área.


A embaixada ⁠dos EUA encaminhou todas as perguntas ao Departamento de Estado dos ⁠EUA, quando contatada pela Reuters. O Departamento de Estado não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.


(Reportagem de Gwladys Fouche, Nora Buli e Terje Solsvik em Oslo; reportagem adicional de Sergio Non em ​Washington)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade