Últimas Notícias
Brasil

Sesau confirma quatro casos de Mpox em Porto Velho

Quatro casos de mpox foram confirmados em Rondônia, todos em Porto Velho, conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, seis notificações da doença foram registradas na capital, com quatro diagnósticos positivos e dois descartados.


Os pacientes confirmados receberam atendimento no Centro de Medicina Tropical de Rondônia, onde passaram por avaliação médica, receberam orientações e permanecem em isolamento para evitar a disseminação do vírus. 

A secretaria também esclareceu que um caso suspeito atendido no Hospital Infantil Cosme e Damião foi descartado, tendo como diagnóstico final varicela.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, a Mpox é uma infecção viral que provoca febre e lesões na pele, que evoluem para bolhas e feridas. A transmissão ocorre principalmente por contato direto com lesões, fluidos corporais, sangue, mucosas ou objetos contaminados.

Entre os sintomas mais comuns estão erupções cutâneas em diferentes partes do corpo, febre, fraqueza, aumento dos linfonodos, dores musculares, dor nas costas, dor de cabeça, dor de garganta, congestão nasal e tosse. 

Embora a maioria dos casos apresente evolução leve, é necessário acompanhamento médico e isolamento para reduzir o risco de contágio.

A orientação é que pessoas com lesões na pele, acompanhadas ou não de febre, procurem uma unidade de saúde para avaliação. 

Em caso de confirmação, o paciente deve manter isolamento, reforçar a higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel, não compartilhar objetos pessoais e evitar contato íntimo com outras pessoas até a recuperação. 



A vigilância epidemiológica segue ativa no estado.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade