Últimas Notícias
Brasil

Filhote de onça-pintada resgatado em Machadinho d’Oeste m*rre após cinco dias de tratamento

Um filhote de onça-pintada resgatado na zona rural de Machadinho d’Oeste morreu na última terça-feira, em Porto Velho, depois de cinco dias de tratamento intensivo. A morte foi confirmada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia nesta quinta-feira.


Com aproximadamente três meses de idade, o animal foi encontrado sozinho por um morador da região. Segundo a secretaria, o filhote estava extremamente debilitado, apático, com sinais evidentes de desidratação grave e desnutrição avançada.

Após o resgate, a onça foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres da Universidade Federal de Rondônia, onde passou por exames clínicos e laboratoriais. Os resultados apontaram índices muito abaixo do ideal. Exames de imagem indicaram que o animal estava há mais de uma semana sem se alimentar, já que não havia fezes no intestino.

A equipe veterinária diagnosticou micoplasmose, doença que compromete as células sanguíneas. 

Embora o tratamento indicado comece a apresentar efeito após cerca de cinco dias, o estágio avançado da enfermidade reduziu as chances de recuperação.

Na tentativa de reverter o quadro, foram realizadas transfusões de sangue em dois dias consecutivos, além de monitoramento ininterrupto. 

Apesar dos esforços e do acompanhamento contínuo, o filhote não resistiu.



AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade