Últimas Notícias
Brasil

Ambulantes melhoram renda no Carnaval 2026 de Porto Velho

A atividade informal gera emprego e renda para muitas famílias...


Um estudo divulgado no último mês de janeiro pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que, para cada R$ 1 investido pelo poder público em iniciativas culturais, há uma média de retorno de R$ 7,59. Durante festas que atraem grande volume de pessoas, esse valor tende a crescer ainda mais.

Focada no crescimento do comércio, na circulação de dinheiro e na melhoria da qualidade de vida de centenas de trabalhadores informais que vivem exclusivamente dessa atividade, a Prefeitura de Porto Velho organizou os comerciantes de maneira inédita durante o Carnaval 2026.

Por meio de decreto, ficou determinado que o Carnaval 2026 não teria carrinhos ou comércio informal no meio das ruas por onde passam os blocos. Em vez disso, os trabalhadores foram identificados e posicionados no entorno dos circuitos, ficando cada um responsável pela limpeza do seu perímetro, garantindo uma festa organizada e com respeito a todos.

 Prefeitura organizou os comerciantes de maneira inédita durante o Carnaval 2026

De acordo com o prefeito Léo Moraes, essas iniciativas demonstram o caráter da gestão municipal, voltado para a melhoria das condições urbanas e da qualidade de vida da população.

“O município reconhece a importância dos trabalhadores informais que tanto fomentam nossa economia. Por isso, pensamos em cada detalhe visando justamente fortalecer essa atividade, gerando prosperidade e melhoria da qualidade de vida da nossa população”.

Para o secretário executivo de Serviços Básicos, Giovani Marini, as medidas garantem um carnaval estruturado e capaz de se tornar, a cada ano, um grande fomentador de recursos para o município.

“Os ambulantes são responsáveis pela limpeza do seu entorno imediato. Essa determinação assegura um ambiente que respeita tanto quem gosta de carnaval quanto quem não gosta, mantendo os espaços por onde passam os blocos limpos e propícios para o comércio”.

Durante todo o carnaval, esses comerciantes poderão ser identificados por meio de uma etiqueta fixada em seus pontos, contendo o símbolo da Prefeitura de Porto Velho.

Texto: João Paulo Prudêncio
Imagens: José Carlos
Edição: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade