O diretor francês Oliver Laxe, 43, cineasta por trás de "Sirât", chamou atenção após alfinetar o público brasileiro depois das indicações de "O Agente Secreto" ao Oscar. As produções estão competindo pelo prêmio de Melhor Filme Internacional.
Quem é Oliver Laxe?
Oliver Laxe Coro nasceu em Paris, na França em 1982, e é filho de imigrantes galegos. Ainda na infância ele voltou à Galícia, no noroeste da Espanha.
Ao fim de seus estudos em comunicação visual, se mudou para o Marrocos onde dirigiu seu primeiro filme independente, "Vocês Todos São Capitães", vencedor do prêmio Fipresci no Festival de Cannes de 2010, em que também trabalha como ator.
Pelo seu segundo filme, "Mimosas", ele venceu o Grande Prêmio da Semana Internacional da Crítica de Cannes em 2016. Ele também dirigiu "O Que Arde" e mais recentemente "Sirât", em que também trabalha como roteirista.
Em seu trabalho mais recente, além da dupla indicação ao Oscar, em Melhor Filme Internacional e Melhor Som, "Sirât" foi o vencedor do Prêmio do Júri de Cannes em 2025, além de ter concorrido à Palma de Ouro. Também foi o vencedor do Hugo de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Chicago, Toronto Film Critics Association Awards.
FONTE - Larissa Santos, colaboração para a CNN Brasi.






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com