Suspeito foi presos em flagrante durante as ações. Órgãos ambientais e de forças de segurança estaduais e internacionais trabalharam em conjunto.
A Polícia Federal (PF) realizou duas operações recentes para combater o garimpo ilegal de ouro na região de Guajará-Mirim(RO), na fronteira com a Bolívia. Uma pessoa foi presa e dragas usadas na extração clandestina de ouro foram inutilizadas.
![]() |
| Operação da PF contra garimpo ilegal em Rondônia — Foto: PF |
As ações tiveram apoio de órgãos ambientais e de forças de segurança estaduais e internacionais.
No dia 12 de janeiro, mais de 50 policiais brasileiros e bolivianos participaram da operação nos rios Mamoré e Madeira, no lado brasileiro, e no rio Madre de Dios, na Bolívia.
Durante a ação, três dragas ilegais foram inutilizadas e frascos de mercúrio, substância altamente tóxica que causa graves danos ao meio ambiente e à saúde humana, foram apreendidos. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Já em 13 de novembro, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão no município. O objetivo foi investigar crimes de exploração ilegal de ouro e de usurpação de bens da União.
As investigações continuam para identificar os financiadores e demais responsáveis pelo garimpo clandestino. As operações fazem parte da Operação Madeira Mamoré, que busca combater crimes ambientais e transnacionais na região.
Por g1 RO






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com