Aeronave equipada com tecnologia Autoland aterrissou sozinha no Colorado após incapacidade do piloto
Um avião pousou de forma totalmente autônoma no sábado (20) no Aeroporto Metropolitano de Rocky Mountain, em Broomfield, no Colorado, após o piloto passar mal durante o voo. O pouso foi realizado com o uso do sistema Autoland, da empresa americana Garmin, acionado em situação de emergência.
A Garmin confirmou à emissora FOX31 que houve a “ativação de emergência do sistema de pouso automático”, resultando em um pouso bem-sucedido. A empresa informou que divulgará mais detalhes posteriormente.
O Autoland é uma tecnologia desenvolvida para situações em que o piloto fica incapacitado de operar a aeronave. Segundo a Garmin, o sistema assume o controle total do avião, escolhe o aeroporto mais adequado, se comunica automaticamente com os controladores de tráfego aéreo, ajusta a rota, realiza a aproximação e executa o pouso de forma autônoma.
O recurso pode ser acionado automaticamente pelo sistema ou manualmente por passageiros, por meio de um botão de emergência.
Registros do LiveATC.net, serviço que transmite comunicações das torres de controle, mostram que controladores relataram uma “situação de emergência” envolvendo um avião King Air no espaço aéreo do aeroporto.
Minutos depois, um alerta sonoro identificou a aeronave de matrícula N479BR e informou a intenção de realizar um “pouso automático de emergência” na pista 30, em razão da incapacitação do piloto. O sistema também passou a fornecer atualizações constantes sobre a distância até o aeroporto e o horário estimado de aterrissagem.
De acordo com dados da plataforma FlightAware, o avião, um King Air 200, decolou do Aeroporto do Condado de Aspen-Pitkin às 13h43 e pousou às 14h19 no aeroporto de Broomfield. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde do piloto nem sobre quantas pessoas estavam a bordo.
O especialista em aviação comercial Steve Cowell explicou à FOX31 que o Autoland avalia automaticamente fatores como condições meteorológicas, comprimento das pistas e segurança operacional para escolher o local mais apropriado para o pouso. Segundo ele, assim que o sistema é ativado, os controladores são imediatamente alertados e a aeronave passa a transmitir um código de emergência no transponder, visível em todos os radares.
Cowell destacou ainda que qualquer aeronave equipada com o Autoland precisa receber certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), o que garante que o sistema atenda aos padrões de segurança exigidos para esse tipo de operação.






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com