Últimas Notícias
Brasil

PF deflagra operação contra falso policial federal e uso indevido de símbolos da instituição em Rondônia

A ação busca combater a utilização ilegal de vestes, distintivos e símbolos da Polícia Federal para criação de falsa aparência de autoridade

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 12/12, a Operação APATE, com o objetivo de combater a prática de uso indevido de símbolos institucionais e a falsa personificação de autoridade policial em aplicativos e plataformas digitais.



A investigação teve início após a identificação de um perfil em rede social que utilizava fotografias com vestimentas, distintivos e insígnias semelhantes às da Polícia Federal, além da exibição de arma de fogo ou simulacro, com o propósito de transmitir aparência enganosa de legitimidade funcional. As diligências preliminares permitiram identificar o responsável pelo perfil e confirmar a utilização indevida de símbolos protegidos pela legislação federal.


O aprofundamento das investigações revelou a possível existência de materiais utilizados para reforçar a falsa identidade, tais como distintivos, fardamento e dispositivos eletrônicos destinados à produção e divulgação das imagens. Diante desses elementos, foram representadas e deferidas medidas cautelares de busca e apreensão em endereços vinculados ao investigado, visando à localização de objetos, dispositivos e demais elementos probatórios relacionados às condutas ilícitas.

A 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia autorizou a ação deflagrada nesta data, sendo que as investigações prosseguem com a análise do material apreendido. Os envolvidos poderão responder pelo crime de uso indevido de símbolos públicos , além de outros delitos que vierem a ser identificados no curso das apurações, cuja pena pode chegar a seis anos de reclusão.


Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade