Últimas Notícias
Brasil

Jacaré invade área de preservação de tartarugas e ataca agentes de proteção em RO

Cena aconteceu na área de soltura dos quelônios no Rio Guaporé. Apesar no risco, ninguém ficou ferido.

Uma cena inusitada registrada no Rio Guaporé, em Rondônia, chamou a atenção nas redes sociais nesta semana. Um jacaré entrou na barreira de proteção instalada pelo Projeto Quelônios do Guaporé, voltada à preservação de tartarugas, e atacou filhotes da espécie. Durante a ocorrência, o animal também tentou avançar contra um agente de proteção que atuava no local. (assista acima)



O caso aconteceu na manhã do dia 12 de dezembro, em uma das praias monitoradas pelo projeto. Segundo Zeca Lula, presidente da Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale), responsável pela ação, a equipe realizava vistorias nas áreas de desova.


Ao chegarem à praia, os agentes encontraram o jacaré dentro do cercado de proteção, onde estavam ovos e filhotes de tartarugas. Durante a tentativa de retirar o animal, o réptil avançou contra um dos agentes. Após ação conjunta, o jacaré foi espantado e voltou para o rio. Ninguém ficou ferido.


Na quarta-feira (17), a equipe flagrou uma situação semelhante em outra praia da região. Desta vez, o invasor na área de tartarugas era um jacaré com apenas três patas. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o animal teria perdido um dos membros possivelmente após ataque de piranhas. O réptil foi retirado da área sem avançar em ninguém.



O Projeto Quelônios do Guaporé é uma iniciativa da comunidade ribeirinha, representada pela Ecovale, e atua na preservação das tartarugas que desovam nas praias do rio. O trabalho inclui a proteção de ovos e filhotes contra a predação humana e animal, com a devolução dos animais à natureza após período de monitoramento.

Por g1 RO



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade