Aeronave sobrevoava a Terra Indígena Yanomami sem plano de voo e com número de matrícula não identificado
Um avião da Venezuela foi interceptado pela FAB (Força Aérea Brasileira) sobrevoando a Terra Indígena Yanomami, no Norte do país, após invadir o espaço aéreo brasileiro na manhã desta sexta-feira (19).
Segundo a FAB, o avião interceptado voava sem plano de voo e com matrícula não identificada. A aeronave modelo Cessna 182P foi detectada pelos radares do Sistema Brasileiro de Defesa Aeroespacial (SISDABRA).
Durante a interceptação, os pilotos da FAB tentaram realizar a comunicação por rádio, mas sem respostas. Na sequência, o piloto do avião suspeito decidiu realizar um pouso forçado em uma pista de terra, localizada a cerca de 15 quilômetros ao sul do município de Amajari, aproximadamente 60 quilômetros de Boa Vista (RR).
Na pista de pouso a aeronave foi encontrada abandonada, apresentando avarias estruturais decorrentes do pouso forçado. O piloto não foi localizado. Na operação, foram empregados Caças A-29 Super Tucano e uma aeronave de alerta aéreo antecipado E-99, além de um helicóptero H-60 Black Hawk.
A ação integrou a Operação ZIDA 41, que tem como objetivo é coibir voos irregulares e atividades aéreas ilícitas.






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com