Últimas Notícias
Brasil

Análise: Acareação apressada pode enfraquecer autonomia do BC

A estratégia do Banco Central é demonstrar que a liquidação foi o desfecho de um processo longo, técnico e documentado, e não uma decisão precipitada ou extrema



O BC (Banco Central) enviou ao TCU (Tribunal de Contas da União) as respostas aos questionamentos da Corte sobre a liquidação do Banco Master. A estratégia do Banco Central é demonstrar que a liquidação foi o desfecho de um processo longo, técnico e documentado, e não uma decisão precipitada ou extrema, como foi classificado pelo ministro Jhonatan Jesus, do TCU.


Ao mesmo tempo, causa estranheza no setor financeiro a decisão do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), de manter a acareação entre investigados pela fraude no Banco Master e o diretor de fiscalização do Banco Central, mesmo após pedidos de recuo do Procurador-Geral da República e do próprio Banco Central. Os dois processos, o do STF e o do TCU, correm sob sigilo e alimentam a apreensão sobre pressões políticas e um possível revés na liquidação do banco.


As incursões do TCU e do STF são vistas como arriscadas, com potencial para colocar o Banco Central sob suspeita e enfraquecer a autoridade da instituição responsável pela estabilidade do sistema financeiro. A pergunta que se impõe é: a quem interessa fragilizar o Banco Central? (CNN)




« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade