Últimas Notícias
Brasil

Unir abre inscrições para residência médica focada na atenção primária

A Universidade Federal de Rondônia iniciou o processo seletivo para a nova turma da residência em Medicina de Família e Comunidade, programa que oferece formação presencial e totalmente gratuita no campus da capital. A iniciativa tem duração de dois anos e prepara médicos para atuação direta nos serviços de Atenção Primária à Saúde.

FOTO REPRODUÇÃO

Inscrições - As inscrições são online,  por esse link (SIGAA Unir), e seguem abertas até dia 8 de dezembro de 2025. Para candidatos de diplomas estrangeiros que tenham interesse em participar, é necessário a revalidação do título por Instituição de Ensino Superior brasileira, observando a legislação pertinente e vigente. 

Vagas - São ofertadas 5 vagas para médicos residentes - 1° ano (R1), que possuam diploma do curso de Medicina emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Uma vaga é destinada para pessoas pretas e pardas. Em casos de não preenchimento, elas serão revertidas a vagas de ampla concorrência.


Fases de seleção – Em fase única, de caráter eliminatório e classificatório, serão avaliados conhecimentos teóricos. As provas serão realizadas no dia 20 de Janeiro de 2026, com duração de quatro horas, das  8h às 12h (horário de Rondônia),  na sala 308, bloco de Medicina da Unir (Campus Porto Velho – BR-364, Km 9, Porto Velho/RO). Para mais informações, acesse este link do edital.

Sobre o Coreme – O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade possui diversos objetivos específicos, dentre eles: o desenvolvimento de uma abordagem centrada na pessoa, com orientação ao indivíduo, à sua família e à comunidade; o desenvolvimento de responsabilidade específica com a saúde da comunidade; capacidade de lidar com os problemas de saúde no seu contexto físico, psicológico, social, cultural e existencial; e conhecimento sobre os aspectos básicos da pesquisa científica e utilização dos recursos da medicina baseada em evidências de forma crítica.

  • Residência Médica em Saúde da Família e da Comunidade
  • Inscrições: de 10 de novembro a 8 de dezembro de 2025, neste link
  • Vagas: 5 (quatro destinadas à ampla concorrência, e uma destinada a política de ações afirmativas, para pessoas pretas e pardas)
  • Público de interesse: Portadores de diploma do curso de Medicina, emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e portadores de diploma de Instituição estrangeira, com revalidação do título por Instituição de Ensino Superior brasileira

Consulte o edital aqui.
Mais informações sobre o programa estão aqui. 



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade