Últimas Notícias
Brasil

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o objetivo de valorizar o cinema produzido por artistas negros, periféricos e amazônidas, o evento propõe refletir sobre identidade, ancestralidade e resistência por meio do audiovisual, fortalecendo a produção independente e promovendo o acesso à cultura nas diversas regiões do Estado.



A programação contará com exibições, oficinas e debates, começando no campus Porto Velho Zona Norte e seguindo em itinerância por Calama, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Guajará-Mirim. A proposta é aproximar estudantes e comunidades do universo cinematográfico e das narrativas afro-amazônicas, estimulando o olhar crítico e a criação coletiva.



Durante o percurso, os participantes poderão assistir a produções que abordam temas como ancestralidade, território, cultura e pertencimento, além de participar de oficinas formativas voltadas ao fortalecimento da produção independente na região.


A Mostra conta com curadoria de Keila-Sankofa, Amanara Brandão Lube e Beta Avelar. Keila-Sankofa é artista visual e realizadora audiovisual, com atuação em mostras, festivais e projetos internacionais, reconhecida por trabalhar memória e narrativas afrodescendentes. Amanara Brandão Lube, de Porto Velho, é atriz, pesquisadora e produtora cultural, com experiência em circulação de obras artísticas nacionais e internacionais. Beta Avelar, mulher afroameríndia e amazônida, é produtora cultural e pesquisadora, com atuação em cineclubismo, educomunicação e projetos de cultura e meio ambiente na região Norte.



Filmes selecionados


Entre as produções que integram a Mostra estão obras de diferentes regiões da Amazônia e do Brasil, como:


Apagamento — Caramuja Produções


A Casa de Todas as Águas — Quariterê


A Festa de São João na Comunidade Quilombola de Pedras Negras — Produz Filmes


Um “Belo” Sonho — Produz Filmes


Benedito que Subia: do Profano ao Divino — Ízis Negreiros


Comida de Caboco: Heranças na Beira do Rio Negro — Floresta Gastronomia Cultural


À Flor da Pele — Lívia Borges


Ela Mora Logo Ali — Fabiano Barros e Rafael Rogante


Legado — Daya e Marcelle Tenório


A Ascensão da Cigarra — Val Barbosa e Ana Clara Ribeiro


Narrativas Quilombolas — Washington Kuipers


Carrinho de Rolimã – Uma Aventura em Alta Velocidade — Cine Diáspora


Vozes do Mangue — Instituto Cultural da Dinamarca; Instituto Querô; The Animation Workshop


Deixa — Mariana Jaspe


A Memória que Ficou — Kaline Leigue


Minha Pele Preta em Terra Verde — Teddy Falcão



Filme destaque

O destaque da Mostra é o filme Destino da Pele, estrelado pela atriz Agrael de Jesus e com direção e roteiro de Marcela Bonfim. A obra narra a trajetória de Tereza, mulher que, após décadas, reencontra um antigo desafeto, ressignificando o valor da pele, do tempo e da própria existência. Com uma abordagem sensível e potente, o filme convida o público a refletir sobre identidade, perdão e autoconhecimento, marcando um dos momentos mais emocionantes da programação.


Homenagem

Nesta edição, a Mostra presta homenagem à atriz Agrael de Jesus, reconhecida por sua trajetória marcante nas artes cênicas de Rondônia. Mulher negra, atriz, educadora e militante cultural, Agrael atua há mais de duas décadas no teatro e no audiovisual, dedicando-se à valorização das narrativas afro-amazônicas e à formação de novos artistas na região. Sua presença inspira gerações e reafirma o poder da arte como instrumento de resistência, identidade e memória.


Com curadoria voltada à visibilidade de produções que refletem a ancestralidade, diversidade e realidades amazônicas, a Mostra Amazônia Negra de Cinema reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento da produção audiovisual independente na região Norte.


Cronograma

Dia 4 – IFRO Zona Norte (Porto Velho)

9h – Exibição com bate-papo

14h às 17h – Oficina

IFRO Calama (Porto Velho)

19h – Exibição com bate-papo


Dia 5 – IFRO Ariquemes

9h – Exibição com bate-papo

13h às 12h30– Oficina


Dia 6 – IFRO Ji-Paraná

9h – Exibição com bate-papo

13h às 12h30h – Oficina


Dia 7 – IFRO Cacoal

9h – Exibição com bate-papo

13h às 12h30 – Oficina


Dia 10 – IFRO Guajará-Mirim

9h – Exibição com bate-papo

13h às 12h30 – Oficina


A Mostra Amazônia Negra de Cinema foi contemplada pelo Edital nº 06/2024/SEJUCEL-SIEC – Fomento para Formação, Difusão e Apoio a Sala de Cinema, da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), que apoia iniciativas voltadas à democratização do acesso ao cinema e à formação cultural em Rondônia. (Assessoria)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade