Últimas Notícias
Brasil

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho

Ação integrada mira grupo responsável pela expulsão de moradores e imposição de domínio territorial em condomínio na zona leste da capital

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desarticular uma organização criminosa que exerce domínio territorial e expulsa moradores legítimos mediante violência e grave ameaça no Condomínio Porto Madero IV, zona leste da capital.



A investigação teve início em setembro de 2024, a partir de denúncias anônimas encaminhadas pelo Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRO). Apurou-se que o grupo criminoso passou a impor controle armado sobre o conjunto habitacional, invadindo apartamentos e restringindo o acesso a serviços essenciais, inclusive por meio de intimidação de profissionais de saúde e de servidores da Caixa Econômica Federal.


Após a expulsão violenta dos proprietários, o grupo invadia e se apossava dos imóveis (esbulho possessório), tendo sido identificado que uma das moradias se encontrava totalmente inabitada e era utilizada para o consumo de drogas e a realização de “Tribunais do Crime”.


Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra alvos estratégicos atualmente residentes no local, expedidos pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho/RO, com o apoio e participação da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado da SESDEC (FTICCO), reforçando a atuação conjunta e coordenada dos órgãos de segurança pública do Estado de Rondônia.


Estão sendo investigados possíveis crimes de organização criminosa armada, esbulho possessório, extorsão e constrangimento ilegal.


A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e Secretaria Nacional de Políticas Penais, atuando de forma integrada no combate ao crime organizado em Rondônia.


Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade