A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), interceptou e deteve, nesta quarta-feira (19), uma aeronave suspeita oriunda da Venezuela que sobrevoava o território brasileiro na Reserva Yanomami, na região amazônica.
| FOTO - CM7 |
De imediato, dois caças A-29 Super Tucano decolaram para realizar a interceptação e aplicar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.
As ações seguiram a legislação, iniciando pela averiguação da aeronave e, posteriormente, intervenções para determinar mudança de rota e pouso em aeródromo indicado pela FAB.
Sem colaboração do piloto, foi necessário aplicar o tiro de aviso. Mesmo assim, o piloto ignorou as ordens, levando à reclassificação da aeronave como hostil e sujeita ao tiro de detenção.
O avião acabou pousando em uma pista de terra próxima a Surucucu, em Roraima.
Um helicóptero H-60 Black Hawk levou ao local uma equipe especializada, que isolou a área e constatou que o piloto havia fugido. Militares do Comando Conjunto Catrimani II foram acionados e realizaram a neutralização da aeronave, que tinha matrícula adulterada.
A Força Aérea reforçou que atua de forma contínua para garantir a segurança da navegação aérea e a soberania do espaço aéreo brasileiro.
fonte - CM7.






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com