RONDÔNIA - A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) trouxeram a público a primeira retificação do edital do concurso na noite dessa segunda-feira, (17). O novo documento oficializa uma série de modificações cruciais.
| Edição R1 Rondônia |
O concurso disponibiliza um total de 425 vagas, abrangendo os níveis de Assistente, Analista e Consultor Legislativo.
Destas, 200 são para provimento imediato e 225 destinam-se à formação de cadastro de reserva. Um dos atrativos é a remuneração, com salários que podem atingir o valor de R$ 24.078,42.
As alterações introduzidas impactam diretamente os candidatos interessados em disputar uma das posições ofertadas pela casa legislativa.
A retificação visa corrigir e ajustar detalhes nas inscrições, na estrutura das provas, nos conteúdos programáticos e nas normas técnicas, exigindo a atenção dos candidatos já inscritos.
Alterações essenciais do certame
Entre as modificações, destacam-se a correção no quadro de vagas para Analista Legislativo –Biblioteconomia, que agora inclui uma vaga imediata de ampla concorrência, uma para candidatos negros e três para cadastro reserva.
Nos procedimentos de inscrição, foi adicionado um campo obrigatório para que os candidatos indiquem o município onde desejam realizar as provas. O período de inscrições segue inalterado, de 3 de novembro a 4 de dezembro de 2025.
Outra mudança simplifica o processo de envio de documentos (previsto no item 13.7.1): agora o upload deve ser feito diretamente no link de inscrição, eliminando a necessidade de aguardar um edital específico.
Provas, conteúdos e critérios técnicos
No quesito estrutura de provas, a disciplina “Raciocínio Lógico” foi rebatizada como “Raciocínio Lógico-Matemático”. Candidatos das áreas de Tecnologia da Informação e Engenharia de Computação terão 12 questões dessa matéria.
Houve ainda mudanças no conteúdo programático, como a ampliação de Direito Financeiro e a substituição completa da grade para Técnico em Comunicação Visual, que passa a abarcar tópicos de design, ferramentas gráficas e criação para mídias sociais.
A nomenclatura do cargo de “Analista Legislativo – Apoio à Advocacia” foi atualizada para “Analista Legislativo – Apoio à Advocacia-Geral”.
Por fim, os critérios de desempate para Consultor Legislativo foram reordenados, e normas técnicas foram atualizadas, incluindo a substituição da Lei 8.666 pela Lei 14.133/2021 e a adoção da 11ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).
Houve também uma flexibilização na exigência de laudos de audiometria, que não precisam mais ter sido emitidos nos últimos seis meses.
CONFIRA A RETIFICAÇÃO NA ÍNTEGRA.






Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com