A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informou que foi descartado o caso suspeito de intoxicação por metanol registrado no município de Candeias do Jamari (RO). O paciente chegou a ser internado no Hospital Estadual e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, mas o motivo da internação e o estado de saúde não foram divulgados.
![]() |
Foto: Ilustrativa |
De acordo com a Sesau, exames laboratoriais realizados em amostras de sangue e soro não detectaram a presença de metanol nem de etanol no organismo do paciente.
O metanol é uma substância altamente tóxica, usada principalmente na indústria como solvente e componente químico. Quando ingerido, pode causar graves danos ao fígado, medula, sistema nervoso central e nervo óptico, levando à cegueira, coma ou até mesmo à morte. Também pode comprometer os pulmões e os rins.
Mesmo com o caso descartado, a Sesau reforça as orientações preventivas:
- Não consumir bebidas alcoólicas de procedência duvidosa ou sem controle de origem;
- Descartar qualquer bebida que apresente odor, cor ou sabor alterados;
- Procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas após ingestão de bebida alcoólica, como náusea intensa, dor abdominal, alteração visual, tontura, confusão mental ou dificuldade para respirar.
Segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado no domingo (5), o Brasil já contabiliza 225 notificações de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Desses casos, 16 foram confirmados e 209 ainda estão em investigação.
O país também registra 15 mortes, sendo duas confirmadas em São Paulo e outras 13 em análise (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 na PB e 1 no CE).
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com