Ação durou uma semana e deu prejuízo de R$ 3,1 milhões ao grupo criminoso, segundo cálculos da PF
A PF (Polícia Federal) finalizou, na noite desta quinta-feira (23), a operação “Olho do Céu”, contra atividades de garimpo ilegal nas regiões de Altamira e Rurópolis, no sudoeste do Pará.
Durante a ação, foram identificados pontos de exploração mineral irregular, situados dentro de florestas nacionais e outros no interior das Terras Indígenas Kuruaya e Trincheira-Bacajá, áreas de proteção integral e de uso restrito.
Na operação de cinco dias, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, e execução de medidas judiciais em áreas de garimpo ilegal.
Diante da impossibilidade de remoção, foram destruídos 20 motores de drenagem, duas esteiras, três tratores pá-carregadeira, uma motocicleta e uma balsa de extração mineral.
O prejuízo estimado aos responsáveis ultrapassa R$ 3,1 milhões, causando impacto na estrutura financeira dos grupos criminosos e na capacidade de retomada das atividades ilícitas.
“As ações reforçam o compromisso da PF com a proteção ambiental e ocorrem em um momento estratégico, às vésperas da COP30. O garimpo ilegal na região gera severos impactos ambientais, como desmatamento, contaminação por mercúrio e prejuízos diretos às populações indígenas e ribeirinhas”, destaca a PF. (CNN BRASIL)








Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com