Últimas Notícias
Brasil

Labubu fake: falsificações confiscadas geram alerta sobre risco para crianças

Governo britânico criou campanha orientando a população para perigos à saúde, como tinta com produtos químicos cancerígenos e peças soltas que podem asfixiar

No Reino Unido foram confiscados cerca de 260 mil brinquedos falsificados em 2025, sendo que 90% dos itens apreendidos eram imitações de bonecas Labubu. O que, para muitos é só um problema econômico, é também um risco para a saúde das crianças, levando o governo britânico a fazer um alerta no país.



As autoridades alertam que 75% dos brinquedos confiscados que não passaram nas verificações de segurança continham produtos químicos proibidos e apresentavam riscos de asfixia.


Helen Barnham, vice-diretora de fiscalização do Escritório de Propriedade Intelectual do país, alertou: “Com brinquedos falsificados, o que você vê raramente é o que você recebe. Por trás da embalagem podem estar escondidos riscos de asfixia, produtos químicos tóxicos e peças defeituosas que colocam as crianças em perigo real”.


Foi criada a campanha “Brinquedos Falsos, Danos Reais” para conscientizar pais e compradores atuais sobre os danos ocultos associados às falsificações.


“A segurança das crianças deve vir em primeiro lugar, por isso pedimos aos pais: por favor, não deixem que seu filho seja o testador”, diz Helen Barnham


A campanha diz: “Brinquedos falsificados não anunciam seus ‘recursos especiais’, mas se anunciassem, a embalagem poderia ser algo assim:


Tinta com produtos químicos cancerígenos

Enchimento que pode causar chiado no peito

Pilhas perigosas para máxima surpresa

Partes soltas e bordas afiadas para ferimentos inesperados

Fofura colecionável… com olhos que caem.

No Brasil, não há um dado único sobre o montante de brinquedos falsificados apreendidos. No entanto, em uma única operação da Receita Federal, em 2022, no porto de Santos (SP), cerca de 60 toneladas de brinquedos falsificados foram recolhidos, dando ideia da dimensão do problema. (Agência O Globo)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade