Últimas Notícias
Brasil

EUA atacam outro barco na costa da Venezuela e matam quatro, diz Defesa

Os militares dos Estados Unidos realizaram um ataque letal contra uma embarcação no Caribe na manhã desta sexta-feira (3), classificando-a como um "barco de narcotráfico". O secretário de Defesa, Pete Hegseth, anunciou em uma postagem que o ataque resultou na morte das quatro pessoas a bordo.



Este é, pelo menos, o quarto ataque conhecido realizado por militares americanos na região desde o início de setembro, todos direcionados a embarcações supostamente "afiliadas" a cartéis de drogas designados como organizações terroristas pelo governo Trump.


Pete Hegseth publicou no X que, por ordem do presidente Trump, ele autorizou o "ataque letal e cinético contra uma embarcação de narcotráfico afiliada a Organizações Terroristas Designadas na área de responsabilidade do USSOUTHCOM [Comando Sul dos Estados Unidos]."


O ataque ocorreu em águas internacionais, próximo à costa da Venezuela. Essa ação pode aumentar as tensões, visto que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, já havia se manifestado sobre a possibilidade de declarar estado de emergência em caso de ataque das forças armadas dos EUA.


Hegseth não especificou a qual organização terrorista o barco estava ligado, mas alegou que a inteligência americana confirmou, "sem sombra de dúvida", que a embarcação estava traficando entorpecentes e que as pessoas a bordo eram "narco-terroristas". Ele ainda alegou que as drogas estavam "transportando grandes quantidades de drogas — com destino aos Estados Unidos para envenenar nosso povo."


A administração Trump tem justificado as ações alegando que as embarcações estavam a caminho dos EUA, o que justificaria uma ação militar urgente.


No entanto, um site relatou que pelo menos uma das embarcações atingidas no mês passado havia feito meia-volta antes do ataque, sugerindo que não representava uma ameaça iminente.


Especialistas em direito e parlamentares de ambos os partidos têm questionado a legalidade desses ataques. Em uma carta enviada ao Congresso nesta semana, o Pentágono afirmou que Trump determinou que os EUA estão em um "conflito armado" com os cartéis de drogas e que os traficantes desses cartéis são considerados "combatentes ilegais", segundo o site.


O secretário Hegseth finalizou sua postagem no X afirmando que "esses ataques continuarão até que os ataques contra o povo americano acabem!!!", sugerindo que as ações fazem parte de uma campanha de longo prazo.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade