A falha teve início por volta das 0h30, quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) detectou uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN). O problema interrompeu cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, atingindo simultaneamente os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
De acordo com o ONS, o incêndio atingiu um reator de 500 kilovolts (kV) na subestação paranaense, o que provocou o desligamento total da estrutura e o rompimento da interligação elétrica entre as regiões Sul e Sudeste. “No momento da ocorrência, a Região Sul exportava aproximadamente 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste”, informou o órgão.
O impacto foi sentido em ao menos 20 estados e no Distrito Federal, incluindo Rondônia. No estado, o fornecimento foi restabelecido rapidamente, com interrupção registrada entre 23h35 e 23h46 (horário local). Entre as cidades afetadas estão Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e outras 15 localidades.
O ONS informou que a recomposição da energia foi realizada de forma segura e gradual, sendo concluída em até uma hora e meia nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste. No Sul, a normalização total ocorreu cerca de duas horas e meia após o início da falha.
O Ministério de Minas e Energia acompanha a situação e determinou a realização de uma reunião técnica com os principais agentes do setor para investigar as causas do incêndio.
Um relatório preliminar de análise da ocorrência deve ser apresentado até a próxima sexta-feira (17).
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com