Últimas Notícias
Brasil

Apagão nacional deixa Rondônia no escuro após incêndio em subestação no Paraná

Em Rondônia, mais de 280 mil pessoas ficaram sem energia por cerca de 15 minutos, segundo informações da Energisa...

foto - Jaíne Quele/G1

Um incêndio registrado na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), provocou um apagão de grandes proporções na madrugada desta terça-feira (14), afetando todas as regiões do país. Em Rondônia, mais de 280 mil pessoas ficaram sem energia por cerca de 15 minutos, segundo informações da Energisa.

A falha teve início por volta das 0h30, quando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) detectou uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN). O problema interrompeu cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, atingindo simultaneamente os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

De acordo com o ONS, o incêndio atingiu um reator de 500 kilovolts (kV) na subestação paranaense, o que provocou o desligamento total da estrutura e o rompimento da interligação elétrica entre as regiões Sul e Sudeste. “No momento da ocorrência, a Região Sul exportava aproximadamente 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste”, informou o órgão.

Publicidade

O impacto foi sentido em ao menos 20 estados e no Distrito Federal, incluindo Rondônia. No estado, o fornecimento foi restabelecido rapidamente, com interrupção registrada entre 23h35 e 23h46 (horário local). Entre as cidades afetadas estão Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e outras 15 localidades.

O ONS informou que a recomposição da energia foi realizada de forma segura e gradual, sendo concluída em até uma hora e meia nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste. No Sul, a normalização total ocorreu cerca de duas horas e meia após o início da falha.

O Ministério de Minas e Energia acompanha a situação e determinou a realização de uma reunião técnica com os principais agentes do setor para investigar as causas do incêndio. 

Um relatório preliminar de análise da ocorrência deve ser apresentado até a próxima sexta-feira (17).



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade