Segundo a acadêmica de Direito Pâmela Pimenta, a criação do projeto social foi motivada por um diagnóstico preocupante apresentado por professores e pela direção da escola, que relataram episódios recorrentes de conflitos e situações de violência entre os estudantes...
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Projeto social de acadêmicos de Direito mobiliza 420 alunos na Escola Jânio Quadros, em Porto Velho (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta)
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PORTO VELHO, RO - Acadêmicos do 4º período do curso de Direito da UNAMA protagonizaram, em maio de 2025, uma experiência transformadora no ambiente escolar ao executar o projeto “Práticas educativas no combate à violência escolar: experiência com adolescentes da Escola Jânio Quadros em Porto Velho”. A iniciativa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Jânio Quadros, no bairro Juscelino Kubitschek, zona Leste da capital, e envolveu 420 adolescentes do Ensino Fundamental II, com idades entre 12 e 15 anos.
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Registro do folder produzido pelos próprios acadêmicos e entregues a todos os alunos. Foram produzidos 450 exemplares (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta). |
Divididos em rodadas no auditório da instituição, os estudantes puderam vivenciar um espaço de diálogo e escuta ativa, desenvolvido e inspirado a partir das técnicas do TEIA JUDICIÁRIA - PROJETO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE ESCOLAR, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO).
Segundo a acadêmica de Direito Pâmela Pimenta, a criação do projeto social foi motivada por um diagnóstico preocupante apresentado por professores e pela direção da escola, que relataram episódios recorrentes de conflitos e situações de violência entre os estudantes.
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| Acadêmica de Direito Pâmela Pimenta (Foto - R1 Rondônia/ Pâmela Pimenta) |
“A proposta surgiu justamente para mostrar aos adolescentes que existem formas de resolver conflitos sem violência, fortalecendo o diálogo e a convivência saudável dentro e fora da escola. Para isso, buscamos encaixar e aplicar as práticas e técnicas do Teia Judiciária do TJRO, adaptando-as para levar nossa própria abordagem de forma eficaz e acolhedora”, explicou a acadêmica Pâmela Pimenta.
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| As acadêmicas de direito Pâmela Pimenta e Isabella em momento de interação e integração com os alunos (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta) |
Durante a ação, os acadêmicos conduziram uma série de atividades voltadas à promoção da cultura de paz.
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| Acadêmicos abordam o tema Bulllying, explicando seus tipos e as penalidades previstas em lei (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta) |
Para tornar o encontro ainda mais envolvente, foram realizadas brincadeiras e atividades lúdicas, criando um ambiente leve e acolhedor.
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| Colaborador realizando ajustes técnicos e os folders expostos que foram entregues/Foto: R1 Rondônia/Pâmela Pimenta |
Houve também a entrega de folders explicativos e momentos de troca entre acadêmicos e estudantes, reforçando os aprendizados e incentivando a reflexão sobre a importância da empatia e do respeito no cotidiano escolar.
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| Alunos das turmas dos 8º e 9º anos lendo as informações do folder que explica sobre o combate a violência escolar (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta) |
Entre elas estiveram dinâmicas de escuta e expressão autêntica, que ajudaram os adolescentes a reconhecer e nomear sentimentos e necessidades; simulações de conflitos escolares e familiares, com foco na prática da mediação imparcial; além de rodas de diálogo e check-ins, que estimularam a troca de experiências e a construção coletiva de soluções pacíficas.
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| Alunos interagindo e participando das dinâmicas (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta) |
A psicóloga e mediadora das Varas de Família, Isabela Paludo, que é responsável pela Coordenadoria Psicossocial do TJRO, explica:
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| Foto - Isabela Paludo psicóloga e responsável pela Coordenadoria Psicossocial do TJRO - Reprodução Rede Social/Instagram |
“O objetivo do TEIA JUDICIÁRIA é fazer com que os jovens aprendam a escutar e compreender o outro sem julgamentos, construindo juntos soluções para os conflitos. Muitas vezes, apenas o ato de ouvir já representa um grande avanço na consolidação de uma cultura de paz”, destacou.
Segundo Sônia Figueira, diretora da escola Jânio Quadros, a ação foi recebida com entusiasmo pelos estudantes, que participaram ativamente das atividades, debates e reflexões sobre os impactos sociais e legais da violência escolar.
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| Foto - Sônia Figueira da Silva diretora da escola estadual Jânio Quadros em Porto Velho |
“A escola tem buscado constantemente receber iniciativas como esta, voltadas ao combate da violência escolar, principalmente por registrarmos frequentes casos de brigas entre alunos e por estarmos localizados em uma área periférica de Porto Velho. Projetos educativos que promovem diálogo e mediação são extremamente importantes para criar um ambiente mais seguro e acolhedor”, afirmou Sônia Figueira, diretora da Escola Jânio Quadros.
O que é o Projeto Teia Judiciária ?
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| Cartilha TEIA JUDICIÁRIA - Projeto de Mediação de Confllitos e Comunicação Não Violenta no Ambiente Escolar desenvolvido pelo NUPEMEC do TJRO (Foto - reprodução TJRO) |
O Teia Judiciária, iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), foi lançado em 2022 com a missão de difundir práticas pacíficas de resolução de conflitos no ambiente escolar. Desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o projeto leva aos alunos, pais, professores e servidores orientações sobre mediação e comunicação não violenta, fortalecendo a prevenção e a gestão adequada de conflitos no cotidiano das escolas.
A proposta tem como base a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ/2010) e as técnicas de Comunicação Não Violenta (CNV) criadas por Marshall Rosenberg. Além disso, integra o Sistema Integral de Mediação Escolar de Rondônia, instituído em 2016 pela Lei nº 3.765, que estabelece como finalidade a promoção de métodos cooperativos e pacíficos de abordagem de conflitos entre todos os atores da comunidade educacional.
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| Acadêmicas de direito coordenando as dinâmicas de integração e interação. (Foto - Pâmela Pimenta/R1 Rondônia) |
“Como acadêmica de Direito, foi um dia de muito aprendizado. É diferente poder sair da teoria e interagir diretamente com o futuro do Brasil, dialogando com os jovens e vendo de perto como práticas de mediação e comunicação podem transformar o ambiente escolar”, comentou Pâmela Pimenta, uma das estudantes envolvidas no projeto.
Assista o vídeo e confira como foi o projeto na escola:
Materiais em PDF disponíveis:
Fonte - jornalista Pâmela Pimenta - DRT/RO 1674 - R1 Rondônia
Fotos - Arquivo pessoal/Pâmela Pimenta - R1 Rondônia
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