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PROJETO SOCIAL: Acadêmicos de direito levam diálogo de paz à escola de Porto Velho com técnicas do TJRO contra violência escolar

Segundo a acadêmica de Direito Pâmela Pimenta, a criação do projeto social foi motivada por um diagnóstico preocupante apresentado por professores e pela direção da escola, que relataram episódios recorrentes de conflitos e situações de violência entre os estudantes... 

Projeto social de acadêmicos de Direito mobiliza 420 alunos na Escola Jânio Quadros, em Porto Velho (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta)

PORTO VELHO, RO - Acadêmicos do 4º período do curso de Direito da UNAMA protagonizaram, em maio de 2025, uma experiência transformadora no ambiente escolar ao executar o projeto “Práticas educativas no combate à violência escolar: experiência com adolescentes da Escola Jânio Quadros em Porto Velho”. A iniciativa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Jânio Quadros, no bairro Juscelino Kubitschek, zona Leste da capital, e envolveu 420 adolescentes do Ensino Fundamental II, com idades entre 12 e 15 anos. 

Registro do folder produzido e entregue às turmas. Foram confeccionados e distribuídos  450 exemplares, contendo informações sobre o combate à violência escolar e um QR CODE que  direciona para uma cartilha elaborada pelo governo federal em parceria com o MEC
Registro do folder produzido pelos próprios acadêmicos e entregues a todos os alunos.
Foram produzidos 450 exemplares (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta).


Divididos em rodadas no auditório da instituição, os estudantes puderam vivenciar um espaço de diálogo e escuta ativa, desenvolvido e inspirado a partir das técnicas do TEIA JUDICIÁRIA - PROJETO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE ESCOLAR, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO).

Segundo a acadêmica de Direito Pâmela Pimenta, a criação do projeto social acadêmico foi motivada por um diagnóstico preocupante apresentado por professores e pela direção da escola, que relataram episódios recorrentes de conflitos e situações de violência entre os estudantes. 

Acadêmica de Direito Pâmela Pimenta (Foto - R1 Rondônia/ Pâmela Pimenta)

“A proposta surgiu justamente para mostrar aos adolescentes que existem formas de resolver conflitos sem violência, fortalecendo o diálogo e a convivência saudável dentro e fora da escola. Para isso, buscamos encaixar e aplicar as práticas e técnicas do Teia Judiciária do TJRO, adaptando-as para levar nossa própria abordagem de forma eficaz e acolhedora”, explicou a acadêmica Pâmela Pimenta.

 As acadêmicas de direito Pâmela Pimenta e Isabella em momento de interação e integração com os alunos (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta)

Durante a ação, os acadêmicos conduziram uma série de atividades voltadas à promoção da cultura de paz. 

Acadêmicos abordam o tema Bulllying, explicando seus tipos e as penalidades previstas em lei (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta) 

Para tornar o encontro ainda mais envolvente, foram realizadas brincadeiras e atividades lúdicas, criando um ambiente leve e acolhedor. Houve também a entrega de folders explicativos e momentos de troca entre acadêmicos e estudantes, reforçando os aprendizados e incentivando a reflexão sobre a importância da empatia e do respeito no cotidiano escolar. 

Alunos das turmas dos 8º e 9º anos lendo as informações do folder que explica sobre o combate a violência escolar (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta)

Entre elas estiveram dinâmicas de escuta e expressão autêntica, que ajudaram os adolescentes a reconhecer e nomear sentimentos e necessidades; simulações de conflitos escolares e familiares, com foco na prática da mediação imparcial; além de rodas de diálogo e check-ins, que estimularam a troca de experiências e a construção coletiva de soluções pacíficas.

Alunos interagindo e participando das dinâmicas (Foto - R1 Rondônia/Pâmela Pimenta)

A psicóloga e mediadora das Varas de Família, Isabela Paludo, que coordena a Coordenadoria Psicossocial do TJRO, explica:

Foto - Isabela Paludo psicóloga e responsável pela Coordenadoria Psicossocial do TJRO - Reprodução Rede Social/Instagram

“O objetivo do TEIA JUDICIÁRIA é fazer com que os jovens aprendam a escutar e compreender o outro sem julgamentos, construindo juntos soluções para os conflitos. Muitas vezes, apenas o ato de ouvir já representa um grande avanço na consolidação de uma cultura de paz”, destacou.

Segundo Sônia Figueira, diretora da escola Jânio Quadros, a ação foi recebida com entusiasmo pelos estudantes, que participaram ativamente das atividades, debates e reflexões sobre os impactos sociais e legais da violência escolar. 

Foto - Sônia Figueira da Silva diretora da escola estadual  Jânio Quadros em Porto Velho

“A escola tem buscado constantemente receber iniciativas como esta, voltadas ao combate da violência escolar, principalmente por registrarmos frequentes casos de brigas entre alunos e por estarmos localizados em uma área periférica de Porto Velho. Projetos educativos que promovem diálogo e mediação são extremamente importantes para criar um ambiente mais seguro e acolhedor”, afirmou Sônia Figueira, diretora da Escola Jânio Quadros.

 O QUE É O PROJETO TEIA JUDICIÁRIA ?                                          

Cartilha TEIA JUDICIÁRIA  - Projeto de Mediação de Confllitos e Comunicação Não Violenta no Ambiente Escolar desenvolvido pelo NUPEMEC do TJRO (Foto - reprodução TJRO)

O Teia Judiciária, iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), foi lançado em 2022 com a missão de difundir práticas pacíficas de resolução de conflitos no ambiente escolar. Desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o projeto leva aos alunos, pais, professores e servidores orientações sobre mediação e comunicação não violenta, fortalecendo a prevenção e a gestão adequada de conflitos no cotidiano das escolas.

A proposta tem como base a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ/2010) e as técnicas de Comunicação Não Violenta (CNV) criadas por Marshall Rosenberg. Além disso, integra o Sistema Integral de Mediação Escolar de Rondônia, instituído em 2016 pela Lei nº 3.765, que estabelece como finalidade a promoção de métodos cooperativos e pacíficos de abordagem de conflitos entre todos os atores da comunidade educacional.

Acadêmicas de direito coordenando as dinâmicas de integração e interação. (Foto - Pâmela Pimenta/R1 Rondônia)

“Como acadêmica de Direito, foi um dia de muito aprendizado. É diferente poder sair da teoria e interagir diretamente com o futuro do Brasil, dialogando com os jovens e vendo de perto como práticas de mediação e comunicação podem transformar o ambiente escolar”, comentou Pâmela Pimenta, uma das estudantes envolvidas no projeto.

ASSISTA O VÍDEO e CONFIRA COMO FOI O PROJETO:




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