Porto Velho se prepara para celebrar seus 111 anos de criação nesta quinta-feira (2 de outubro) com uma festa grandiosa que se estenderá por cinco dias e terá um ingrediente especial: um bolo monumental de 111 metros de comprimento. A atração principal, com proporções que desafiam a imaginação, será capaz de servir até 30 mil pessoas, de acordo com a organização do evento.
foto - reprodução |
A dimensão do doce é o que mais chama a atenção. Os 111 metros de comprimento superam um campo de futebol oficial, que tem cerca de 105 metros. Para uma comparação vertical, o bolo empilhado teria altura semelhante a um prédio de 37 andares. Horizontalmente, ele ocuparia o espaço de 18 caminhões 3/4 estacionados em fila ou um quarteirão inteiro em muitas áreas da cidade.
Logística de Gigante
A complexidade da produção exige uma operação logística detalhada. O preparo do bolo começou com quatro dias de antecedência, mobilizando mais de 70 pessoas, entre chefs renomados, professores, alunos do Senai e estudantes de gastronomia. O doce será montado em partes na Avenida Sete de Setembro, local central da celebração.
No dia da festa, uma equipe de 300 pessoas será responsável por cortar e servir as fatias ao público. A organização garantiu que a distribuição será feita em guardanapos individuais. Embora não haja refrigerante, quem desejar repetir a fatia poderá retornar à fila.
Programação de cinco dias
A celebração dos 111 anos de Porto Velho não se resume ao bolo. A festa vai de 1º a 5 de outubro, concentrada em frente à histórica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).
A programação musical é um dos pontos altos e contará com show gratuito da cantora Joelma no dia 2 de outubro. Outras atrações incluem a dupla gospel Jefferson e Suellen e o grupo infantil 3 Palavrinhas, além de diversos artistas locais.
Uma novidade na agenda é o Beiradão Cultural, marcado para o dia 3, prometendo uma imersão de 12 horas de música sem interrupção, estendendo-se pela madrugada.
Além disso, a tradicional locomotiva 18 da EFMM deverá voltar a circular durante as comemorações, e a Praça Jonathas Pedrosa, a primeira da cidade, será reinaugurada após ampla revitalização.
A proposta da prefeitura é clara: transformar o centro histórico em um grande palco a céu aberto para celebrar a diversidade cultural da capital de Rondônia.
LEIA MAIS - Maior bolo da região Norte está sendo preparado por mais de 60 voluntários e vai servir até 30 mil
VEJA MAIS - Fatias do bolo de 111 metros serão distribuídas por voluntários de forma organizada
SAIBA MAIS - Locomotiva histórica da EFMM será reativada nas comemorações do aniversário de Porto Velho
Por G1 RO, edição R1 Rondônia.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com