Feirantes falam do orgulho que sentem pela profissão e da amizade com os clientes...
FOTO - SECOM RO |
“Tenho orgulho da feira, tenho orgulho de ser feirante porque a feira não é só vender o produto. A gente cria amizades, conhece pessoas e histórias. É daqui que eu tiro o meu sustento, que realizo os meus sonhos, que eu ajudo a minha família e vou crescendo cada dia mais”, comentou.
Neste 25 de agosto, data em que se comemora o Dia do Feirante, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), reconhece a importância fundamental desses trabalhadores que, diariamente, contribuem para o abastecimento da cidade, o fortalecimento da economia local e a preservação de tradições culturais ricas e populares.
E por falar em amizades, é assim que Ivanildo Custódio se relaciona com a maioria dos clientes. Feirante há 35 anos, ele trabalha comercializando verduras nas feiras. Para ele, ser feirante é acordar muito cedo, todos os dias, e trabalhar feliz.
“Pelo menos 90% dos meus clientes já são meus amigos. É tanto que quando eu viajo de férias, eles sentem a minha falta e eu sinto a falta deles também. A gente vai, mas volta e a nossa amizade continua”, afirma Ivanildo com alegria.
VALORIZAÇÃO
A Prefeitura de Porto Velho aproveita a data para parabenizar todos os feirantes do município e reforçar seu compromisso com políticas públicas que assegurem condições de trabalho mais justas e valorizem a importância desses profissionais para o cotidiano da cidade. A presença do feirante é símbolo de resistência, trabalho digno, alimentação saudável e cultura viva.
ORGANIZAÇÃO

No total, cerca de 200 feirantes participam das feiras, que acontecem de terça a domingo em diferentes bairros da cidade. Os consumidores encontram uma grande variedade de produtos como hortaliças, frutas frescas, farinha, tapioca, temperos, lanches, peixes, carne bovina, galinha caipira e até açaí batido na hora, entre outros produtos.
Confira a programação semanal das feiras livres em Porto Velho, todas com funcionamento das 5h às 14h:
Terça-feira: bairro Caladinho – rua Caetano entre av. Jatuarana e rua Algodoeiro;
Quarta-feira: bairro Igarapé – rua Ananias Ferreira de Andrade entre av. Calama e Eliezer de Carvalho;
Quinta-feira: bairro Liberdade – rua Rafael Vaz e Silva esquina com rua Senador Álvaro Maia;
Sexta-feira: bairro Areal – rua Princesa Isabel entre Marechal Deodoro e Campos Sales;
Sábado: bairro Nova Porto Velho – rua Nicarágua entre av. Amazonas e Raimundo Cantuária e rua Jaci Paraná entre Buenos Aires e Nicarágua;
Domingo: bairro Baixa da União – av. Rogério Weber (Galpão do Produtor Rural)
Domingo (Distritos): Jaci-Paraná, Nova Mutum, Vista Alegre e Extrema.
Texto: Augusto Soares
Foto: Anna Cláudia Vacaro/ Mateus dos Santos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com