Onça-pintada foi vista em área urbana de Ji-Paraná; autoridades organizam resgate seguro.
Uma onça-pintada foi filmada nesta semana tentando entrar em um condomínio de luxo localizado em Ji-Paraná (RO). Segundo a vereadora do município e médica veterinária, Dra. Rosana, uma força-tarefa está sendo mobilizada para resgatar o animal.
![]() |
Foto:Rondoniaovivo |
As imagens de uma câmera de monitoramento do condomínio mostram o animal se aproximando do portão principal, onde tenta encontrar uma brecha para entrar, mas sem sucesso. Em outros trechos, a onça aparece caminhando ao redor da entrada do condomínio, com comportamento desorientado.
O condomínio está localizado no Terceiro Distrito de Ji-Paraná, próximo ao rio Urupá.
A vereadora do município, que atua em causas ligadas à proteção animal, afirmou que acionou diversas autoridades para resgatar o animal.
“Já entrei em contato com o Instituto Onça Pintada, o Corpo de Bombeiros, o comandante da Polícia Militar, da Polícia Ambiental e o Ibama. Estamos montando uma força-tarefa”, disse.
Ao g1, o Ibama informou que foi acionado o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Porto Velho, para "acompanhar essa questão e contribuir com os trabalhos que serão realizados". Já o Corpo de Bombeiros informou que não tem atribuição legal para realizar resgates de animais silvestres em área urbana e que pode apenas contribuir com a força-tarefa coordenada por órgãos ambientais.
O g1 também tentou contato com a Polícia Ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto Onça Pintada e a portaria do condomínio, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
A onça-pintada é considerada uma espécie vulnerável e protegida por lei. Em situações como essa, é fundamental que o resgate seja feito por profissionais especializados, para garantir a segurança do animal e da população.
Por g1 RO e Rede Amazônica
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com