Aos 18 anos, Teylan Maciel Nunes da Silva transformou dedicação e disciplina em uma conquista histórica. Estudante da Escola Estadual Major Guapindaia, ele garantiu vagas em mais de dez universidades brasileiras, incluindo quatro instituições públicas, e foi homenageado no Palácio do Planalto com o Prêmio MEC da Educação Brasileira.
O reconhecimento veio após um desempenho de destaque no Enem 2024: 960 pontos na redação, 871 em Matemática, 713 em Ciências Humanas, 699 em Ciências da Natureza e 607 em Linguagens. Com essas notas, Teylan foi aprovado em universidades como UFMG, UFPA, Unicamp e Unir, além de conquistar o 1º lugar no ProUni para Medicina na PUCPR e o 2º lugar na PUC-SP.
Natural de Minas Gerais, filho de um autônomo analfabeto e de uma dona de casa, o jovem chegou a Rondônia em 2015. Sempre estudando em escola pública, aproveitou recursos oferecidos pela rede estadual, como aulões, simulados e plataformas de ensino. “Engana-se quem pensa que só aluno de escola particular consegue boas notas. Eu usei tudo que o estado me ofereceu e contei com professores incríveis”, disse.
Após uma primeira experiência no Enem como treineiro, sem resultados expressivos, Teylan intensificou a rotina de estudos, afastando-se das redes sociais para manter o foco. A estratégia deu certo e garantiu aprovações que ele descreve como “uma emoção indescritível”, especialmente por ver o orgulho dos pais.
Mesmo com várias opções, Teylan já escolheu o próximo passo: cursar Medicina na UFMG, seguindo os passos do irmão mais velho, que se formou no fim de 2024. “Sempre sonhei em cuidar de pessoas, e agora estou mais perto do que nunca de realizar isso”, afirmou.
fonte - SGC.







Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com