REAÇÃO DO MERCADO — O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou a sessão desta terça-feira (19) em queda de 2,10%, aos 134.432 pontos. O dólar, por sua vez, avançou 1,19%, cotado a R$ 5,4993.
O movimento reflete a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu restrições “decorrentes de atos unilaterais estrangeiros” por parte de empresas ou instituições que atuam no Brasil. Dino destacou que bloqueio de ativos, cancelamento de contratos ou outras medidas “dependem de autorização expressa” do STF. Para investidores, a medida pode suspender os efeitos da Lei Magnitsky, aplicada pelos EUA ao ministro Alexandre de Moraes.
Pedro Moreira, sócio da One Investimentos, explica que, diante do impasse entre Brasil e EUA, investidores estão se “protegendo” e transferindo recursos do setor bancário para o dólar. “A valorização do dólar, que também subiu ontem, reflete essa postura de precaução. Os investidores tendem a buscar refúgio em ativos considerados mais seguros, como o dólar e o ouro.”
O impacto se refletiu no desempenho dos bancos: Banco do Brasil (BBAS3) caiu 5,79%, Bradesco (BBDC4) -3,79%, BTG (BPAC11) -4,04%, Itaú (ITUB4) -3,97% e Santander (SANB11) -4,88%. Como o setor financeiro possui grande peso no Ibovespa, a queda conjunta das ações bancárias contribuiu para a retração do índice.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com