O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) apresentou à imprensa, na quinta-feira (17), um novo serviço online, o ‘Emplacamento Digital’. A plataforma permite aos proprietários de veículos novos iniciarem o processo de primeiro emplacamento de forma totalmente online, pelo computador ou celular. O serviço estará disponível para os usuários a partir da próxima quarta-feira (23), dentro da Central de Serviços.
![]() |
foto - SECOM RO |
A principal vantagem do ‘Emplacamento Digital’ é a oportunidade de realizar todas as etapas pela internet, como o envio de documentos, pagamento de taxas e acompanhamento do andamento do processo, até a etapa final de fixação da placa.
Novo serviço oportuniza realizar todas as etapas pela internet, como o envio de documentos, pagamento de taxas e acompanhamento do andamento
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a transformação digital nos atendimentos públicos é fundamental e torna os serviços ainda mais acessíveis e transparentes para o cidadão.
Durante o lançamento do novo serviço, o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou que a medida reduz o tempo de espera e a necessidade de deslocamento até uma unidade física do órgão, oferecendo mais comodidade e eficiência aos cidadãos. “O novo serviço faz parte do esforço contínuo da gestão estadual para modernizar e digitalizar seus processos, alinhando-se às novas tecnologias e necessidades da população. Com essa novidade, Rondônia se destaca na transformação digital do setor de trânsito, tornando os serviços mais ágeis e eficazes.”
COMO VAI FUNCIONAR
O primeiro passo é acessar a Central de Serviços no site do Detran-RO e realizar o cadastro através dos dados pessoais; quem já é cadastrado basta entrar com login e senha. É importante ter digitalizado um documento válido com foto, comprovante de endereço, nota fiscal faturada na concessionária e nota fiscal de fábrica para anexar ao processo.
Depois de ter feito o login dentro da Central de Serviços, será necessário clicar na opção ‘Emplacamento Digital’, disponível a partir do dia 23 de julho. É importante ler com atenção as instruções que aparecem na tela antes de clicar em prosseguir.
O próximo passo será informar o número da nota fiscal de compra e do chassi do veículo, preencher as informações pessoais, gerar as taxas e aguardar a compensação de pagamento, para levar o veículo até a estampadora para finalizar o emplacamento.
No sistema, o usuário ainda tem a opção de escolher a numeração placa, com um custo diferenciado pelo serviço.
PRAZOS
O prazo para tramitação e conclusão do processo depende do pagamento e compensação das taxas de emplacamento, Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) e de bombeiros. Se a opção de pagar na modalidade Pix for a escolhida pelo usuário, em torno de 15 minutos o processo avança para a fase de emplacamento, onde o proprietário leva o veículo até a estampadora de placa.
QUEM PODE SOLICITAR O SERVIÇO
Qualquer pessoa em Rondônia que tenha comprado um carro zero, desde que não seja um tipo de veículo que necessite de vistoria veicular. Não poderão solicitar o serviço online, veículos destinados a pessoa jurídica, categoria aluguel, e veículos com notas fiscais faturadas há mais de 30 dias.
FONTE - SECOM RO.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com