A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), realizou uma reunião de capacitação técnica com representantes das secretarias municipais para iniciar a elaboração dos programas e ações que integrarão o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.
Este encontro marcou o início do ciclo de reuniões voltadas à definição de diretrizes estratégicas e objetivos que vão orientar as políticas públicas nos próximos quatro anos. Durante a apresentação, foram destacados os critérios, dimensões, metodologias e os três eixos estratégicos da gestão: Gestão, Cidade e Pessoas.
A capacitação também abordou a elaboração de programas, que representam a forma de organizar as iniciativas do governo para alcançar resultados concretos e promover melhorias à sociedade ao longo do tempo de vigência do PPA.
Para a subsecretária municipal de Orçamento da Sempog, Letícia Agnes, a reunião foi um momento estratégico para nivelar o entendimento técnico e orientar a atuação das secretarias na construção do plano. “Essa reunião foi essencial para garantir que todas as secretarias compreendam a estrutura do PPA e o papel que cada uma desempenha na sua área de atuação e na construção do planejamento estratégico do município”, conta.
Além da teoria, os técnicos presentes tiveram acesso a exemplos práticos que demonstraram como elaborar um programa completo, desde a identificação do problema até a definição de metas.
O PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico de médio prazo do município, que integra políticas públicas de diversas áreas, alinhadas aos compromissos do Plano de Governo e outros planos municipais, como o Plano Diretor Participativo, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável e os planos de saúde, educação, mobilidade, saneamento e assistência social, entre outros.
Secretário da pasta destaca participação dos servidores e da população no planejamento
Secretário da pasta destaca participação dos servidores e da população no planejamento
Além disso, o planejamento considera os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e incorpora as contribuições da população, recolhidas por meio de audiências públicas e formulários participativos.
Em 2025, a construção do orçamento municipal contou com a maior participação popular já registrada. Foram 1.340 contribuições enviadas pelo formulário online, 200 cidadãos presentes nas audiências públicas e mais 392 acompanhando os debates ao vivo pelo YouTube da Prefeitura de Porto Velho — um reflexo do fortalecimento dos canais de escuta e transparência da gestão.
Segundo o secretário da Sempog, Márcio Gabriel, a participação efetiva das secretarias e da população é essencial para o alinhamento de um planejamento orçamentário realista, coerente com os recursos disponíveis e alinhado às demandas da população. “Queremos construir um plano que esteja alinhado ao programa de governo do Prefeito Léo Moraes, cujo foco consiste em melhorar os serviços prestados à sociedade por meio de políticas públicas eficazes”, explica.
Estão previstas reuniões setoriais com as secretarias municipais, que acontecerão ainda no mês de julho. Esses encontros permitirão alinhar propostas por área, que serão organizadas em programas orçamentários. As informações levantadas vão subsidiar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a versão final Plano Plurianual (PPA).
Texto: Emily Costa
Foto: Emily Costa
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com