Com mais de uma década de assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o produtor Manoel Pereira da Silva é um exemplo de como é possível conciliar produção agrícola, conservação ambiental e geração de renda. Em sua propriedade, localizada no ramal Zé Pequeno, no distrito de Nova Califórnia, na região do Território Madeira-Mamoré, ele apostou na diversificação produtiva com a implantação de sistemas agroflorestais produtivos e sustentáveis.

O cupuaçu é a principal fonte de renda da propriedade
Seguindo orientação da extensionista rural da Emater-RO, Simone Kaefer, o produtor reduziu a área de pastagem voltada à pecuária e implantou consórcios agroflorestais com cultivos de açaí, castanha, pupunha, cupuaçu e, mais recentemente, café. Ele também é associado à Cooperativa de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca), uma iniciativa que reúne cerca de 300 famílias de agricultores, voltada ao desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis com reflorestamento de áreas degradadas. “A produção de cupuaçu é hoje a principal atividade da propriedade do sr. Manoel, mas ele já colhe frutos do açaí, com uma produção inicial de mil quilos, e também cultiva palmito de pupunha. Agora, inicia a implantação da lavoura de café, com um hectare já reservado para o plantio”, explicou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos do governo no pequeno produtor garantem segurança alimentar, geração de renda no campo e preservação ambiental. “Esse exemplo representa os resultados práticos da política estadual de fortalecimento da agricultura familiar e mostra como as políticas públicas chegam na ponta e transformam vidas de forma concreta e sustentável”, ressaltou.
SUSTENTABILIDADE E PROTAGONISMO RURAL

A atuação da Emater-RO tem sido essencial para garantir assistência técnica permanente
Localizada a 360 quilômetros de Porto Velho, Nova Califórnia abriga diversas famílias de pequenos produtores que vivem da agricultura familiar. A atuação da Emater-RO tem sido essencial para garantir assistência técnica permanente, orientações para o acesso a programas de crédito, regularização ambiental e implantação de tecnologias sustentáveis de produção.
O produtor Manoel Pereira da Silva é um exemplo dessa atuação, que vem recebendo esse suporte desde que o governo estadual instalou um escritório da Emater-RO no local, o que tem feito toda a diferença.
Com o suporte do governo de Rondônia, exemplos como o de Manoel Pereira mostram que é possível promover o desenvolvimento rural de forma responsável e integrada com o meio ambiente. Mais do que produzir alimentos, ele e tantos outros produtores atendidos pela Emater-RO estão ajudando a construir um futuro mais verde e justo para o campo rondoniense.
fonte - SECOM RO.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com