Newman possui oito graduações e tem o recorde brasileiro de maior número de aprovações em estágios federais. O estudante passou por um processo seletivo com mais de 11 mil estudantes de 148 países.
![]() |
Newman de Lira e Melo Neto — Foto: Acervo pessoal |
O pesquisador da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Newman de Lira e Melo Neto, está entre os 50 finalistas do Chegg.org Global Student Prize 2025, prêmio conhecido como o “Nobel Estudantil”. O estudante é o único brasileiro na lista e chama atenção pelo currículo: ele possui oito graduações e tem o recorde brasileiro de maior número de aprovações em estágios federais em um único lugar.
Newman nasceu em Recife (PE), mas realiza trabalhos e projetos de pesquisa na área do Direito na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Ao g1, ele contou que o sonho de ser pesquisador surgiu durante os estágios, depois de ouvir relatos de professores.
“Sempre tive o desejo de ser pesquisador em Direito. Durante a graduação em Direito, tive a oportunidade de estagiar e consegui adquirir uma boa experiência prática. No entanto, sentia falta da parte de pesquisa. Então, fui em busca de uma oportunidade e vi o aviso sobre um processo seletivo aberto para pesquisadores na UNIR. Imediatamente, me inscrevi”, explicou.
Apesar das conquistas, a trajetória de Newman não foi fácil. Ele é autista, cresceu em situação de vulnerabilidade e enfrentou sérias dificuldades na educação básica.
“Sempre estudei em escolas públicas e, por meses, ficava sem professores. A presença da polícia era constante para evitar o tráfico de drogas na entrada da escola, o que me levou a estudar de forma autodidata. Assim, apesar de passar meses sem professores, o fato de estudar em casa me fez desenvolver responsabilidade”, disse.
Além das pesquisas, ele participa de projetos sociais e acredita que essa conquista pode ajudar a ampliar o alcance do seu trabalho.
Para chegar à final do prêmio, Newman passou por um processo seletivo com mais de 11 mil estudantes de 148 países. Ele precisou organizar todos os documentos e prestar atenção em cada detalhe.
“É bastante desafiador. É necessário reunir todas as comprovações, certificados e declarações, deixando tudo bem organizado. Prestar atenção nos detalhes é fundamental, pois cada informação é extremamente importante para um processo desse nível”, disse.
Único brasileiro na lista
Newman de Lira e Melo Neto — Foto: Acervo pessoal
A emoção veio logo após o resultado. Quando soube que estava entre os 50 melhores estudantes do mundo, Newman ficou completamente sem reação. Era difícil acreditar que todo o esforço, mesmo diante de tantos desafios, tinha sido reconhecido em um prêmio internacional tão importante.
“Estava trêmulo e não conseguia nem falar, apenas fiquei imóvel. Até hoje, mesmo alguns dias após o resultado, continuo sem acreditar que consegui”, relatou.
Para Newman, estar entre os melhores do mundo é mais do que uma conquista pessoal, é uma forma de representar o Norte e o Nordeste do país.
“Sabemos que na região Norte e Nordeste os desafios são ainda maiores e, justamente por isso, sempre superei meus limites. Dedico-me integralmente a causar um impacto positivo na sociedade. Meu sonho é poder alcançar todo o Brasil”, disse.
Nobel Estudantil
O Global Student Prize busca destacar os esforços de alunos em todos os lugares que, juntos, estão deixando o mundo para melhor.
O prêmio é aberto a todos os alunos com pelo menos 16 anos de idade e matriculados em uma instituição acadêmica ou em um programa de treinamento e habilidades. Estudantes em tempo parcial, bem como estudantes matriculados em cursos on-line também são elegíveis para o prêmio.
Neste ano, o prêmio anual de US$ 100.000 será concedido a um estudante que tenha causado um impacto real no aprendizado, na vida dos colegas e na sociedade em geral.
Os 10 finalistas do Global Student Prize devem ser anunciados em agosto deste ano. O vencedor, informado no fim do ano, será escolhido entre os 10 finalistas pela Academia do Global Student Prize, composta por pessoas de destaque.
Por Luciana Kuster, Amanda Oliveira, g1 RO
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com