A BR-364 foi novamente interditada nesta sexta-feira (4) por produtores rurais que ocupam áreas de reservas ambientais entre os municípios de Itapuã do Oeste e Ariquemes, em Rondônia. O bloqueio total da rodovia federal é um ato de protesto contra ordens de despejo determinadas pela Justiça, e visa pressionar autoridades estaduais e federais a abrirem uma mesa de negociação.
foto - reprodução Rondoniaoovivo |
Com a rodovia totalmente interditada, o tráfego de caminhões, carros de passeio e ambulâncias está paralisado. Não há previsão de liberação, o que já causa transtornos no transporte de cargas e deslocamento entre municípios.
foto - reprodução JH NOTÍCIAS
Em paralelo ao protesto na estrada, representantes do movimento estão em Porto Velho em busca de diálogo com parlamentares e órgãos governamentais. Eles esperam que a mobilização resulte em uma solução que impeça o despejo de centenas de famílias.
A origem do impasse está na Estação Ecológica Soldado da Borracha, criada por decreto estadual em 2018 com o objetivo de proteger a biodiversidade local. Uma lei complementar de 2018 tentou extinguir a unidade de conservação, mas a Justiça estadual declarou essa lei inconstitucional em 2021, restabelecendo a proteção da área e, consequentemente, a legalidade dos despejos.
FOTO - DIVULGAÇÃO PRF/RO
Essa é a terceira interdição da BR-364 registrada nas últimas semanas, e reforça o clima de tensão entre produtores rurais e o Estado, em meio a uma disputa que opõe direitos ambientais e o direito à moradia e produção.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com