O ex-prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, foi multado em R$ 50 mil pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) por manter ativo, durante quase todo o seu mandato, um contrato considerado ilegal pela Corte de Contas.
FOTO - REPRODUÇÃO |
Mesmo após o cancelamento de novas licitações e alertas formais do TCE, o contrato inicial continuou em vigor, contrariando decisões anteriores do próprio tribunal. De acordo com o processo, Isaú foi omisso, reincidente e não fiscalizou corretamente a execução contratual, mesmo tendo sido advertido diversas vezes.
O ex-prefeito terá 30 dias para efetuar o pagamento da multa ao Fundo de Desenvolvimento Institucional do Tribunal de Contas (FDI/TC). Caso não cumpra o prazo, a cobrança poderá ser judicializada. Por meio de nota, Isaú afirmou que sua defesa está analisando a sentença e que pretende recorrer da decisão.
Além dessa condenação, o ex-gestor responde a outros processos na Justiça.
Em fevereiro de 2025, teve os bens bloqueados por suspeita de nepotismo ao nomear a própria companheira para cargo público. Isaú também é investigado pelo Ministério Público de Rondônia por suposta participação em um esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos, com prejuízo estimado em R$ 17 milhões. Ele foi afastado do cargo em 2023.
Com informações: G1 RO.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com