O rio comanda a vida, o motor de rabeta salva o canoeiro
MONTEZUMA CRUZ*
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No rio seco, o motor de rabeta vence longas distâncias tirando moradores do isolamento (Foto A Gazeta do Acre) |
Canoa de Maraçamduba, iguais a esta, resistem bem no transporte diário Juruá e afluentes (foto Montezuma Cruz) |
A viagem de 2009 foi especial: pelo menos dez vezes a lancha voadeira parou. Seus condutores se revezaram numa espécie de via-sacra aquática sem altar, exigindo muita paciência para chegar ao Lago do Ceará, alcançado pelos rios Amônia e Juruá. Na seca, só canoas com motores de rabeta viajam normalmente. Seus pilotos sabem que não serão prejudicados. Tanto vencem trechos com menos de meio metro d'água, quanto os "encachoeirados", próximos a pedras e onde a profundidade alcança dois metros e a correnteza pode provocar acidentes.
Dias antes, eu havia visitado um fabricante de canoas na cidade de Rodrigues Alves, marceneiro de mão cheia, especializado em produzir a embarcação movida a motores de popa e de rabeta. Ele utilizava a madeira maçaranduba (espécie Manicara), muito resistente.
É de 60 litros o consumo de óleo combustível numa lancha na viagem de ida e volta entre o porto de Thaumaturgo e a Resex do Alto Rio Juruá. Nossa lancha levou um tambor reserva de 20 litros. A área portuária da cidade possui três pequenos embarcadouros, onde se adquire óleo.
Com as curvas povoadas de praias, tem-se a impressão que os 40 quilômetros do percurso se transformam em quase cem. O vaivém de canoas levando bebês, crianças e adultos se incorpora à paisagem. Entre eles são intercalados colchões, malas, baldes, gêneros alimentícios e o que mais for possível transportar sob o mormaço ou debaixo de chuva. Os mais cuidadosos não ligam o motor sem levar uma lona para cobrir as "traias".
No trecho entre a sede do município e a Resex são bem visíveis nos barrancos os buracos feitos por caranguejos. Parece um tabuleiro. Bois e vacas descem de uma altura de dez a 30 metros até as praias, ali permanecendo até o entardecer. Alimentam-se no viçoso capinzal. Pena que perdi meu arquivo do Juruá, com fotos desses animais em plena praia.
Barcos de prefeituras servem às famílias sem recursos, cujo caminho é o leito do rio (Foto prefeitura de Thaumaturgo) |
A voadeira não vence duas mini-cachoeiras em trechos de correnteza. No período de seca, os pilotos têm que descer e puxá-la por cordas. Foi o que ocorreu nesta viagem, com os jovens Marlon da Silva e Átilon Pinheiro. A lancha deixou de navegar e precisou ser arrastada. "No inverno é bem mais fácil", garante Pinheiro.
A cada curva de rio, a cada quilômetro de praia, galhadas e troncos surgem à frente. Estão ali inertes, há muitos anos, atrapalhando a navegação de canoas, barcos, lanchas voadeiras e dos batelões. A cena é semelhante ao "cemitério" de troncos submersos em lagos de hidrelétricas.
Galhos, areia e pedras danificam as hélices das embarcações. Potência não conta nessas viagens. Só os motores de rabeta dois tempos ou quatro tempos obtêm êxito.
Se alguém conseguisse retirar das águas galhos e árvores inteiras liberados do alto dos barrancos, teria um estoque de lenha suficiente para alguns anos. Ninguém, nem o poder público se interessa por essa lenha. A lenha levada pela correnteza se espalha por quilômetros nos leitos obstruídos dos rios Amônia e Juruá.
E não é que, à noite, o piloto Marlon da Silva se revela um pé-de-valsa - ou pé-de-xote, dançando à vontade com todas as meninas e mulheres do lugar? Contou-me que elas eram "amigas, primas ou sobrinhas". O baile é improvisado numa sala na sede da Resex e num dos quartos da casa de madeira.
Amanhece o domingo e o som de um CD repete bregas dos anos 1970 e 80. São 6h30: o sol penetra na neblina que ainda cobre lavouras de fumo e feijão, pomares, escolinha, casas, e os abrigos de bois, cabritos, porcos e ovelhas. Alguns dançarinos reclamam do fim da festa, outros reclamam e se deitam no assoalho do casarão de dona Aida Guimarães, o ponto de encontro das famílias deste canto da Resex.
Visitantes e moradores caminham até a beira do rio para a despedida. Já sabem que lanchas voadeiras não terão vez, mesmo com potentes motores-de-popa. Para vencer as distâncias, devagar e sempre, vale muito mais a pequena hélice da rabetinha, girando feito cata-vento.
– Aqui é assim mesmo, toda vez que seca. A gente se acostuma a fazer o povo descer, enquanto a gente puxa ou empurra, principalmente lanchas – comenta o sorridente Marlon, sem demonstrar o mínimo estresse com a profissão. Se ele não saiu do Acre, deve estar lá até hoje, socorrendo seus passageiros.
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