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Estudantes rondonienses são selecionadas para etapa estadual do Programa Jovem Senador 2025-2026

Três estudantes da rede pública de Ensino de Rondônia destacaram-se na etapa estadual do Programa Jovem Senador 2025-2026, uma iniciativa do Senado Federal que visa fomentar a participação cidadã e o conhecimento do processo legislativo entre jovens de todo o Brasil.



As jovens rondonienses selecionadas que representarão o estado na próxima fase da competição são:


Amanda Eduarda Schaffeln Jacob – EEEFM Eurídice Lopes Pedroso, jurisdição da Superintendência Regional de Educação de Alta Floresta d’Oeste.

Laury Angelina Xavier Oliveira –  CTPM VI, jurisdição da Superintendência Regional de Educação de Ji-Paraná.

Luana Rita Batista Sampaio – EEEFM Mariana, jurisdição da Superintendência Regional de Educação de Porto Velho.

O Programa Jovem Senador que conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias Estaduais de Educação, tem como objetivo principal incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania. Além disso, proporciona uma imersão no funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.


Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a participação das estudantes no Programa Jovem Senador é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, cívico e intelectual, representando o talento e a capacidade da juventude rondoniense, além de contribuir para a construção de um futuro mais participativo e consciente, tanto para Rondônia quanto para o Brasil.


EDIÇÃO 2025-2026


De acordo com coordenadora de educação básica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Mariy Kathia, a edição 2025-2026 do programa aborda o tema: “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, convidando os participantes a refletirem sobre os impactos das mudanças climáticas e a urgência de ações sustentáveis. Essa temática desafiadora busca mobilizar os jovens para a busca de soluções e o engajamento na preservação do planeta.


REPRESENTATIVIDADE E VISIBILIDADE 


Durante essa jornada os estudantes participarão de atividades no plenário


Segundo a coordenadora de educação básica da Seduc, cada jovem senador representa sua unidade federativa, o que significa que as estudantes de Rondônia terão a chance de levar as preocupações, realidades e propostas do estado para o cenário nacional. “Isso é crucial para que as particularidades da região amazônica sejam consideradas nas discussões e na formulação de políticas públicas”, pontuou.


A coordenadora de educação básica da Seduc, ressaltou ainda, que o Programa é inspiração para outros estudantes. “A conquista dessas alunas serve de inspiração para outros jovens rondonienses, mostrando que a educação e o engajamento cívico podem abrir portas para experiências transformadoras.”


Os 27 estudantes selecionados na etapa nacional – um por unidade federativa – terão a oportunidade de vivenciar uma semana legislativa simulada no Senado Federal, em Brasília. Durante essa jornada de formação política e democrática, eles participarão de atividades como a autoria de projetos de lei, debates e votações em plenário.


PARTICIPAÇÃO


Podem participar do concurso estudantes regularmente matriculados no ensino médio da rede pública estadual, com idade de até 19 anos completos até o término do ano letivo. A seleção dos jovens senadores ocorre em três etapas:


Etapa Escolar: as escolas participantes selecionam as melhores redações.

Etapa Estadual: as Secretarias Estaduais de Educação avaliam as redações finalistas.

Etapa Nacional: uma comissão avaliadora do Senado Federal escolhe as 27 redações vencedoras, com base em critérios como coerência, argumentação, originalidade e domínio da norma padrão da língua portuguesa.

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou a participação das estudantes rondonienses no Programa Jovem Senador. “O programa reforça o compromisso do estado com a formação cidadã da juventude, proporcionando uma experiência enriquecedora que, certamente, contribuirá para o desenvolvimento de futuros líderes e cidadãos engajados.”



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