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Dnit inicia obras emergenciais em pontes de Candeias do Jamari, RO

Segundo Dnit, a previsão é liberar o tráfego na ponte mais nova em até 60 dias e concluir todas as intervenções em até um ano. A obra será executada com tecnologia extradossada.

As obras emergenciais nas pontes sobre os rios Candeias e Novo (Jacutinga), na BR-364, em Candeias do Jamari (RO), já foram iniciadas. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), três estruturas passam por reparos.



De acordo com o Dnit, a recuperação das travessias está em fase decisiva. A previsão é liberar o tráfego na ponte mais nova em até 60 dias e concluir todas as intervenções em até um ano. A obra será executada com tecnologia extradossada, que utiliza cabos de aço externos para reforçar a estrutura.


Mais de 20 operários atuam na ponte mais nova sobre o rio Candeias, no sentido Porto Velho–Vilhena (RO). Outras frentes de trabalho avançam com a montagem de ferragens, carpintaria, terraplenagem, construção do canteiro central e abertura de acessos para máquinas pesadas.

Dnit inicia obras emergenciais em pontes de Candeias do Jamari 


As intervenções começaram após vistorias identificarem problemas nas duas pontes localizadas no km 693 da rodovia. A estrutura mais antiga, com cerca de 60 anos, foi interditada. A ponte mais nova, de 2009, opera em sistema de “pare e siga” desde que uma trinca foi detectada no centro da pista.


Durante a execução, o Dnit informou que poderá realizar interdições temporárias, inclusive à noite, e restringir a passagem de veículos pesados, conforme o avanço das etapas mais sensíveis da obra.


Entenda o que está acontecendo

Pontes sobre o rio Candeias


A ponte antiga sobre o rio Candeias, localizada no km 694 da BR-364, entre Candeias do Jamari e Porto Velho (RO), foi interditada no 17 de janeiro de 2025, pois a estrutura apresentava fissuras.


Com isso, o Dnit desviou o tráfego para a segunda ponte existente no local, que anteriormente operava no sentido Porto Velho para Candeias do Jamari. Essa ponte passou a funcionar provisoriamente em mão dupla para acomodar o fluxo de veículos.


Após uma inspeção do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) nesta outra ponte, falhas estruturais também foram encontradas. O órgão enviou um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), solicitando laudos antigos, dados de monitoramento e informações sobre os prazos para recuperação da estrutura.


Em resposta, o Dnit interditou parcialmente o tráfego na segunda comprometida para controlar o fluxo. Desde então, os motoristas enfrentam uma espera de cerca de 30 minutos para atravessar.

Por g1 RO



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