Últimas Notícias
Brasil

“Uma Noite no Museu” leva interatividade à população no complexo EFMM

Celebração ao Dia do Museu reúne visitantes para uma verdadeira imersão no passado de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), iniciou na sexta-feira (16) o evento “Uma Noite no Museu”, em alusão ao Dia Internacional dos Museus, celebrado oficialmente em 18 de maio. A programação, gratuita e aberta ao público, acontece no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e segue até este sábado (17), das 17h às 21, oferecendo aos visitantes uma experiência cultural única em um dos espaços mais emblemáticos de Porto Velho.

Aula interativa contou com personagens que fazem parte da história


O evento transforma o espaço cultural em uma experiência imersiva e interativa, que encanta famílias, estudantes, educadores e turistas. A programação contempla visitas guiadas (mediante agendamento prévio por meio deste link), apresentações teatrais com personagens históricos, sessões no planetário (também com agendamento neste link) e atividades educativas conduzidas por professores e historiadores locais.


"Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para resgatar e valorizar a história de Porto Velho de forma lúdica, acessível e envolvente, promovendo a conexão da população com seu patrimônio cultural e estimulando o interesse pelo turismo histórico", disse o prefeito Léo Moraes que esteve presente no evento.

Léo Moraes diz que o evento promove conexão da população com seu patrimônio


Para o secretário da Semdestur, Paulo Moraes Júnior, o objetivo da ação vai além da celebração da data. Trata-se de fortalecer o sentimento de pertencimento da população porto-velhense e de estimular o turismo histórico e cultural. "A nossa história é riquíssima e, por muito tempo, deixou de ser contada. Como secretário de Turismo, entendo que é fundamental aproximar a população da sua própria história. Por isso, em alusão ao Dia Internacional dos Museus, decidimos realizar este evento, que conta com um planetário, visitas guiadas pelo nosso museu e relatos feitos por professores e historiadores. São narrativas que resgatam nossa trajetória que, sem dúvidas, é uma das mais ricas e significativas".

Para entrar no planetário é preciso fazer a reserva on-line


Durante a noite, os visitantes puderam vivenciar o passado de Porto Velho através da dramatização de figuras históricas ligadas à construção da cidade, ao ciclo da borracha e à lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A presença de educadores e artistas locais trouxe mais profundidade e autenticidade às narrativas apresentadas.


A assistente jurídica Sâmia Ravenna se emocionou com a experiência. “Achei uma iniciativa maravilhosa. Explica bastante o contexto de como Porto Velho foi formada e nos ensina muito. Eles estão abordando de uma forma bem diferente. Agora há toda uma contextualização histórica que antes não existia”, afirmou.


Ione Konzen, funcionária pública, levou a neta de 9 anos para conhecer o museu e elogiou a proposta. “Esse tipo de ação mostra o quanto a atual gestão tem valorizado a cultura e o turismo local. Muitos moradores ainda não conhecem a história da cidade, e essa iniciativa aproxima as pessoas do nosso patrimônio”, destacou.

Sâmia ficou emocionada com a experiência interativa


Já a pequena Marjorie Luz não escondeu a empolgação. “Estou gostando muito. Está tudo muito bem organizado e fiquei curiosa com tudo. A Prefeitura arrasou!”, disse a menina, entusiasmada.


O prefeito Léo Moraes também falou sobre a importância de ações como essa para o fortalecimento da identidade cultural de Porto Velho. “É um evento muito legal, diferente. Uma Noite no Museu, de forma lúdica, nos permite dialogar sobre o nosso passado. Apresentamos essa história para crianças, adolescentes e jovens, para que possamos não apenas lembrar, mas também respeitar, reverenciar e projetar um futuro ainda melhor e mais promissor. Foi um momento bonito, marcante, que nos enche de otimismo em relação a tudo o que ainda está por vir em defesa da nossa cultura, arte, história e do nosso povo”, afirmou o prefeito.

Ione levou a neta para conhecer a história de um jeito bem diferente


A programação se estendeu também ao sábado (17), com uma série de atrações, como a exposição de carros antigos, o funcionamento da litorina e o tradicional Tacacá Musical, que reune ainda mais visitantes no complexo da EFMM.


O evento contou com o apoio da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, da Dydyo e do Medquim Vestibulares.


Texto: Jhon Silva

Fotos: Eduardo Freitas


Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade