A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), publicou na última semana a Portaria nº 11/2025, que estabelece novas diretrizes para a divulgação de informações relacionadas a pedidos de licenciamento ambiental no município.
![]() |
FOTO - SMC |
Além disso, os veículos de comunicação responsáveis por veicular os avisos deverão manter os registros por, no mínimo, 20 anos, garantindo rastreabilidade e facilitando processos de auditoria no futuro.
“Estamos reforçando a transparência e ampliando o controle social sobre o licenciamento ambiental. A informação precisa chegar à população com clareza e validade jurídica”, afirmou o secretário da Sema Vinícius Miguel.
A portaria também padroniza os elementos obrigatórios nas publicações, que devem conter: nome do empreendimento, localização, tipo de licença solicitada, descrição da atividade e canais de contato. Os avisos deverão ser divulgados em meios de ampla circulação, tanto físicos quanto digitais.
A nova norma está alinhada aos princípios da publicidade, eficiência e participação social, previstos na Constituição Federal e na Lei de Acesso à Informação. Além de fortalecer a proteção ambiental e o controle social, a medida oferece mais segurança jurídica aos empreendedores, ao tornar o processo de licenciamento mais claro, rastreável e tecnicamente consistente.
Fonte - SMC.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com