A 12ª Rondônia Rural Show Internacional que se despede do público neste sábado (31) está sendo marcada pela inovação. As novidades lançadas durante a semana da maior feira agropecuária da Região Norte contemplaram o ensino profissionalizante. O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) reservou diversas surpresas no seu Espaço Interativo e Dialógico, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, onde acontece o evento, cujo tema em 2025 é “Do campo ao Futuro”.
O Espaço Idep recebe os visitantes com minicursos, oficinas, palestras e workshop, além de procedimentos de beleza e bem-estar realizados por alunas que se capacitaram no ramo da beleza em cursos ofertados pelo Instituição Profissionalizante.
Além das atividades no hall do estande e no auditório, o atendimento é realizado também em três escolas móveis da instituição:
IMAGEM PESSOAL
Trança
Massagem para os Pés
Maquiagem
FRIGORÍFICO E PISCICULTURA
Minicurso de Boas Práticas de Fabricação de Produção de Embutidos
MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Minicursos de Depreciação de Máquinas
Dez Passos para uma boa Manutenção de Máquinas
Cálculo de Consumo de Combustível
Uma das novidades neste ano é a Tela Interativa
Uma das novidades neste ano é a Tela Interativa. Com design moderno, sensível ao toque e resolução 4K, a lousa digital inteligente oferece recursos como conexão com internet, espelhamento de dispositivos móveis, reprodução de vídeos, acesso a plataformas educacionais e possibilidade de anotações em tempo real.
Mais que um simples projetor, trata-se de uma plataforma dinâmica com 75 polegadas, que potencializa metodologias ativas e estimula o protagonismo do estudante com facilidades para o aprendizado como:
20 toques simultâneos;
Alta resolução em 4K;
Alto-falantes embutidos;
Fácil conexão à rede wi-fi ou RJ45;
Webcam integrada;
Protegida contra impactos;
Sistema operacional Windows e Android;
Inteligência Artificial; e
Mais de 3.500 conteúdos educativos que o auxiliam o professor.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Rondônia Rural Show Internacional é um ambiente propício para a geração de conhecimento, e a educação profissional no estado acompanha a evolução da maior feira agropecuária da região Norte. “A cada edição, o ensino profissionalizante com foco no agro apresenta novidades para quem busca crescer profissionalmente no campo, seja ocupando um posto de trabalho ou abrindo o próprio negócio”, ressaltou.
De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a presença da instituição no evento do agro não é apenas para apresentar suas ações, mas também conhecer as demandas de expositores de diferentes ramos de atividades para garantir a qualificação da mão de obra conforme as tendências do mercado de trabalho. “O Idep oferta seus cursos com foco na inovação e no empreendedorismo. Estamos seguindo, portanto, as tendências da Rondônia Rural Show Internacional que cada vez mais inova e gera conhecimento para os empreendedores do agro”, frisou. (Governo de Rondônia)
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com