O governo de Rondônia avança rumo à inclusão e acessibilidade, ao aplicar pela primeira vez no estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), o exame teórico de habilitação utilizando o ledor digital, um software que “lê” as questões da prova para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou dislexia. A inovação foi implementada em conformidade com a Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
![]() |
FOTO - Secom RO |
“Essa ferramenta representa uma conquista para todos que têm dificuldade de leitura. Tenho mais facilidade com a memorização, então o software ajudou bastante. Foi uma experiência muito boa”, relatou Paulo Cesar, que apresentou laudo médico comprobatório de TDAH.
O ledor digital é um avanço promovido pelo Detran-RO com o objetivo de democratizar o acesso à habilitação e garantir que todos os cidadãos possam exercer seu direito de dirigir com dignidade e igualdade de condições.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação pioneira é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para incluir e transformar vidas. “Com a iniciativa, Rondônia está avançando ainda mais em inclusão, respeito e cidadania”, enfatizou.
De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, essa medida demonstra o comprometimento da gestão estadual com a inclusão. “Nosso objetivo é garantir que nenhum rondoniense fique de fora do processo de habilitação por conta de limitações de leitura ou concentração. O uso do ledor digital é um marco na história do Departamento e reforça nosso compromisso com um trânsito mais justo e acessível.”
A diretora técnica de habilitação do Detran-RO, Aline Lima, evidencia a importância da personalização dos atendimentos. “Estamos preparados para oferecer os recursos necessários para cada candidato, conforme sua realidade. A utilização do software é apenas uma das ações que colocamos em prática para assegurar a igualdade de oportunidades no processo de habilitação.”
TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO
O exame foi acompanhado pelos servidores da Ciretran de Colorado do Oeste, Celso Barbosa e Jedon de Souza Lima, que garantiram o suporte necessário ao candidato durante a aplicação. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) representa mais do que um documento para o candidato, é uma oportunidade de crescimento profissional e autonomia. “Vai me ajudar bastante no trabalho e na minha vida”, finalizou, confiante nos próximos passos da formação como condutor.
fonte - SECOM RO.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com