Últimas Notícias
Brasil

Rondônia encerra etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente com definições estratégicas para a fase nacional

O segundo dia da etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), realizado na quinta-feira (13) em Porto Velho, marcou o encerramento dos debates e a consolidação das propostas que representarão Rondônia na fase nacional do evento, prevista para maio, em Brasília. O evento foi promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), reunindo especialistas, representantes da sociedade civil, do setor privado e órgãos ambientais.



O governador, Marcos Rocha reforçou o compromisso do estado com ações concretas de enfrentamento às mudanças climáticas. “A preservação do meio ambiente não é apenas uma necessidade, mas um dever coletivo. Rondônia tem buscado alinhar crescimento econômico e sustentabilidade, com políticas públicas que promovam desenvolvimento sem comprometer os recursos naturais. A conferência nos permitiu ampliar esse debate e traçar caminhos para uma gestão ambiental mais eficaz e participativa”, destacou.


A conferência encerrou com a definição de 20 propostas estratégicas, abrangendo cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental. Essas diretrizes serão levadas para a etapa nacional, onde estados de todo o Brasil contribuirão para a formulação de um plano nacional de enfrentamento às emergências climáticas.


DIRETRIZES


O diretor de Governança Climática e presidente da comissão organizadora, Diogo Martins Rosa, enfatizou a relevância do evento na construção de um plano climático participativo para o Estado e a Amazônia. “A etapa estadual consolidou as conferências municipais, trazendo representantes de diversas regiões para a formulação das propostas. Tivemos participação da sociedade civil, do setor produtivo, da academia e de ONGs. Os debates foram fundamentais para definir prioridades, com destaque para a mitigação de emissões de gases de efeito estufa, combate ao desmatamento e controle de queimadas”, afirmou.


ENCAMINHAMENTOS E REPRESENTATIVIDADE


A escolha dos delegados que representarão Rondônia na etapa nacional seguiu os critérios estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A delegação estadual será composta por 50% de representantes da sociedade civil (incluindo povos indígenas e comunidades tradicionais), 30% do setor privado e 20% do poder público.


As propostas que avançam para a fase nacional incluem iniciativas como:


– Criação de um programa de justiça climática emergencial para apoiar comunidades atingidas por desastres ambientais.


– Implementação de sistemas de alerta climático e monitoramento contínuo da qualidade do ar, água e solo.


– Estabelecimento de parcerias para recuperação de nascentes e áreas degradadas, incentivando práticas sustentáveis na agricultura.


– Criação de um selo verde sustentável, agregando valor a produtos ecológicos e incentivando a adoção de energias limpas no setor agropecuário.


A fase nacional da 5ª CNMA, será realizada em maio, em Brasília, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). (Governo de Rondônia)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com