Últimas Notícias
Brasil

Plano do governo de RO promove transformação social e reforça segurança nos residenciais populares de Porto Velho

O governo de Rondônia segue promovendo segurança e qualidade de vida aos moradores dos residenciais Orgulho do Madeira e Morar Melhor, em Porto Velho, por meio do Plano “Aliança pela Vida, Moradia Segura”. Criado em 26 de dezembro de 2024, o Plano se consolidou como uma importante ferramenta de transformação social, garantindo maior acesso à educação, assistência social e policiamento preventivo. O planejamento é baseado no Decreto nº 30.022.



A ação é executada por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), em parceria com diversas instituições estaduais e municipais, com o objetivo de combater e prevenir a violência dentro dos residenciais populares.


Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a presença do estado nos residenciais Orgulho do Madeira e Morar Melhor tem sido fundamental para reduzir os índices de violência e levar mais qualidade de vida aos moradores. “O trabalho integrado das forças de segurança e demais órgãos governamentais tem gerado resultados expressivos”, ressaltou.


O titular da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, enfatizou que os investimentos em segurança pública e ações sociais transformam realidades. “O Plano oferece oportunidades para as famílias que vivem nos residenciais, além de combater o crime.”


AÇÕES DESENVOLVIDAS


O Plano tem como foco a recuperação de áreas afetadas pela criminalidade, unindo ações de segurança pública e serviços essenciais para os moradores. Entre as iniciativas realizadas estão:


Manutenção de pontos de lazer para promover a socialização e o bem-estar da comunidade;

Levantamento das demandas socioeconômicas, garantindo assistência às famílias em situação de vulnerabilidade;

Ações de combate à violência contra a mulher, fortalecendo redes de apoio e proteção;

Atuação das forças policiais na segurança preventiva e repressiva;

Recaptura de foragidos da Justiça e cumprimento de mandados de prisão; e

Apreensão de armas de fogo, reduzindo a criminalidade na região.

AÇÃO INTEGRADA


O Plano reúne esforços da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), além da Prefeitura de Porto Velho e demais entidades.


O Plano “Aliança pela Vida, Moradia Segura” segue ativo nos residenciais populares, demonstrando o engajamento do governo de Rondônia com a proteção e qualidade de vida da população. (Governo de Rondônia)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com