Últimas Notícias
Brasil

Rondônia recebe o “Selo Ouro” por excelência na alfabetização

O governo de Rondônia recebeu do Ministério da Educação (MEC) o Selo Ouro pelo Compromisso Nacional com a Alfabetização, concedido pelo reconhecimento aos avanços significativos na política estadual voltada à educação básica. A solenidade ocorreu na segunda-feira (10), em Brasília. O reconhecimento reflete a implementação bem-sucedida de programas e estratégias para os anos iniciais do ensino fundamental, com destaque para o Programa de Alfabetização do Estado de Rondônia (Proalfa Rondônia).



Rondônia se destacou na avaliação nacional pela capacitação de mais de 2.400 professores; adoção do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), implementado em 2022; e a criação do Prêmio Excelência com Equidade, que destina recursos financeiros a 100 escolas das redes estadual e municipal. Além disso, o estado investe continuamente na formação docente e na produção de materiais pedagógicos, fortalecendo a alfabetização na idade certa por meio do Proalfa Rondônia e Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (Paic) do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).


Para o governador do estado, Marcos Rocha, a premiação reconhece um esforço colnjunto. “Este selo reafirma nosso engajamento com a educação de base. Rondônia mostra que, com gestão eficiente e parcerias estratégicas, é possível transformar a vida de milhares de crianças”, ressaltou.


POLÍTICA INCLUSIVA


A titular da Secretária de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, ressaltou a relevância da conquista. “O Selo Ouro valida o comprometimento do governo estadual com a educação infantil, e fortalece uma política inclusiva que beneficia mais de 53 mil alunos. Para este e o próximo ano, projetamos ainda mais avanços.”

Secretária-adjunta da Seduc, Débora Raposo, recebeu a honraria e destacou a evolução dos índices educacionais do estado


A secretária-adjunta da Seduc, Débora Raposo, que representou a pasta na cerimônia e recebeu a honraria, destacou a evolução dos índices educacionais do estado. “Saímos de apenas 25% de crianças alfabetizadas e, em dois anos, superamos todas as metas, atingindo 65%. Garantir uma alfabetização sólida impacta todo o percurso escolar e reduz a evasão.”


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


A seleção dos estados e municípios premiados seguiu uma análise rigorosa, conduzida por uma comissão do MEC. Para os estados e o Distrito Federal foram estabelecidos 21 parâmetros; para os municípios, 20.


As iniciativas foram organizadas em cinco dimensões:


• Integração de ações;

• Institucionalização da política de alfabetização no território;

• Implementação da política de alfabetização;

• Formação docente; e

• Distribuição de material didático.


O Selo Ouro reafirma o protagonismo de Rondônia na educação básica e reforça o compromisso do estado em garantir que todas as crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade. (Governo de Rondônia)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com