Últimas Notícias
Brasil

Conheça os sintomas da Variante XEC que chegou ao Brasil

Essa recente mutação do coronavírus já foi detectado em pelo menos 11 países europeus

As agências de saúde pública em toda a Europa estão alertando sobre a disseminação alarmante de uma nova cepa da Covid que está ameaçando o continente. 





Chamada de variante XEC, o vírus já foi detectado em pelo menos 11 países europeus. Mas a ameaça já parece ser global: a nova linhagem foi identificada no Canadá, Estados Unidos e agora Brasil, mais especificamente, em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A variante XEC foi encontrada pela primeira vez no Brasil pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras de dois pacientes diagnosticados com Covid-19 em setembro. 

 

Enquanto os cientistas estão trabalhando arduamente para entender mais sobre essa última mutação da Covid, as populações estão sendo solicitadas a fazerem o teste e tomarem vacinas. 

 

Mas o quão preocupados devemos estar com essa variante? Clique na galeria e descubra o quão predominante é a XEC e como reconhecer seus sintomas. 

 

A XEC é transmitida exatamente da mesma maneira que a Covid-19, pela boca ou nariz de uma pessoa infectada em pequenas partículas líquidas quando ela tosse, espirra, fala, canta ou respira. 

 

Os sintomas  

 

Dores de cabeça, dores nos membros e dores musculares são frequentemente sintomas de uma pessoa que contraiu XEC. Outros sinais de XEC podem incluir fadiga e falta de ar. 

 

E, de acordo com casos anteriores de Covid-19, algumas pessoas afetadas pela XEC podem perder o paladar, juntamente com a perda do olfato. 

 

XEC monitorada de perto 

 

Assim como acontece com qualquer nova cepa de coronavírus, a Ômicron por exemplo, a variante XEC está sendo monitorada de perto para entender melhor seus sintomas. 

 

Mais contagiosa 

 

Um fato que pode ser preocupante é a descoberta de que a XEC é mais contagiosa do que as cepas anteriores, de acordo com uma pesquisa realizada no Instituto de Genética do University College de Londres. 


starslnsid



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade