Últimas Notícias
Brasil

Reintegração: reeducandos fabricam vasos de concreto em unidade prisional de Porto Velho


 

Com o objetivo de reintegrar por meio do trabalho, estão sendo confeccionados desde o início de setembro, através de mão de obra reeducanda, vasos de concreto para comercialização na penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, em Porto Velho. Os investimentos do governo de Rondônia na capacitação dos internos é fundamental para construção de um futuro melhor ao acreditar na transformação através do trabalho e educação.

A fabricação dos vasos é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com Cooperativa Multidisciplinar do Trabalho e Desenvolvimento da Amazônia (Cootama), que ofereceu uma qualificação mais insumos para a confecção dos itens, tendo como retorno metade dos valores recebidos pela comercialização dos vasos. Os itens estão sendo comercializados em horário comercial, na sede da Cootama e na Casa de Cultura Ivan Marrocos, custando R$30 (trinta reais) a unidade.

NOVA PROFISSÃO

Capacitação incentiva prática de uma nova profissão 

A capacitação ocorreu de 1° de julho a 2 de setembro, totalizando 240 horas, e qualificou 16 reintegrandos do regime fechado, da Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, visando desenvolver habilidades artísticas e manuais através da cerâmica, como incentivo para prática de uma nova profissão a ser exercida durante e após o cumprimento de pena.

Os reeducandos que participaram da oficina receberam 20 dias de remição de pena por meio da educação, instituída pela Lei nº 7.210/1984. Durante o curso, foram realizados artefatos de concretos que serão vendidos para população de forma geral.

A distribuição dos valores da comercialização dos vasos será feita de forma igualitária, onde metade retornará à cooperativa e a outra metade para os apenados participantes do projeto.

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, o impacto do projeto é essencial para garantir aos internos acesso a oportunidades que os preparem para o mercado de trabalho. “Este é um passo significativo na direção da reintegração social”, ressaltou.

A programação foi desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), em parceria com a Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC). 

SENSIBILIZAÇÃO E ATIVIDADES

Um dos  principais focos das atividades foi a sensibilização da comunidade sobre a importância da Reserva Extrativista (Resex) Curralinho e sua zona de amortecimento, local onde ocorre o Festival. Além disso, foram promovidas palestras e campanhas de conscientização que envolveram os participantes do evento em práticas sustentáveis, incentivando atitudes que contribuem para a conservação do meio ambiente.

Essas atividades serviram como uma importante ferramenta para despertar a consciência ambiental e o senso de responsabilidade de cada cidadão na proteção do patrimônio natural da região, além da função que desempenha na manutenção do equilíbrio ambiental e na proteção da biodiversidade local.

CULTURA DA SUSTENTABILIDADE

Ações de conscientização sobre prevenção de queimadas

De acordo com a coordenadora da Ceam, Deigna Laís Oliviak, o trabalho desenvolvido durante o Festival reforça a importância de promover a educação ambiental para a população de forma prática e acessível. “Queremos que as pessoas compreendam que cada atitude conta na preservação do meio ambiente, e que ações como a prevenção de queimadas e o correto descarte de resíduos sólidos fazem toda a diferença. Nosso objetivo é promover a sensibilização e a conscientização, fortalecendo a cultura da sustentabilidade em Rondônia”, afirmou. 

LAZER E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, as ações desenvolvidas reforçam o compromisso com a educação ambiental no estado. “A realização das atividades demonstra que é possível conciliar a celebração de eventos culturais e de lazer com a preservação do meio ambiente. A iniciativa fortalece o engajamento da sociedade na construção de um futuro mais sustentável para o estado, promovendo a valorização e o respeito ao meio ambiente em todas as suas dimensões”, destacou.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade