Invasores ‘demarcaram’ cerca de 100 lotes para grilagem dentro de Terra Indígena em RO
A Polícia Federal (PF) realizou sua segunda investida do mês contra invasões na Terra Indígena Igarapé Lage, localizada entre Nova Mamoré (RO) e Guajará-Mirim (RO), entre os dias 26 e 28 de maio. Durante a operação, agentes identificaram aproximadamente 100 lotes demarcados para a prática ilegal de grilagem.
De acordo com informações da PF, a área desmatada dentro da terra protegida equivale a cerca de 800 campos de futebol. Os invasores estabeleceram um corredor de 20 km de extensão, facilitando o escoamento da madeira ilegal e o acesso à área invadida.
Durante a Operação Retomada II, foram destruídas 5 pontes, 5 habitações, 2 galpões e apreendidos 3 veículos utilizados nas atividades ilegais. Esta é a segunda ação policial em menos de um mês na TI Igarapé Lage, após a primeira investida nos dias 16 e 17 de maio.
As incursões policiais revelaram múltiplos pontos de extração ilegal de madeira dentro da Terra Indígena. Para evitar a ação da polícia, os invasores derrubaram diversas árvores pelo caminho.
A PF informou que, somente neste ano, quatro operações já foram realizadas dentro da área de proteção, visando coibir atividades de invasão de terras públicas e desmatamento clandestino. Os suspeitos envolvidos podem responder por esses crimes perante a justiça.
Portal SGC
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com