Últimas Notícias
Brasil

Totens de videomonitoramento começam a operar após um mês de testes e já auxiliam em ocorrências

Após um mês de testes, totens de videomonitoramento começam a funcionar em Porto Velho e já atendem ocorrências. A Secretaria de Estado, Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) apresentou o serviço para a imprensa nesta quinta-feira (4). Ao todo, foram instalados 40 totens em locais com maior fluxo de pessoas na capital rondoniense.


Felipe Bernardo Vital, titular da Sesdec, explicou que o sistema possui inteligência artificial e identifica qualquer tipo de ação de violência, mas destacou que o papel da população é importante. Durante a fase de testes, o serviço já atendeu ocorrências.

Modo de funcionamento

Os totens possuem um botão de cor vermelha que serve como uma espécie de "botão de pânico" da Polícia Militar. Caso haja qualquer tipo de violência próximo da região, o cidadão pode acionar o serviço e rapidamente será atendido pelo Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP). No entanto, o serviço funciona também sem a necessidade de acionamento do botão.

Cada totem possui seis câmeras de monitoramento que fazem a captura em 360 graus. O secretário explicou que a população passa e vê a câmera apontada para um certo ponto, mas além dela, outras também fazem a captura das imagens. "Nós já temos estudos que mostram que com a implantação desse sistema, o índice de criminalidade na região despencou", disse Vital.

Implantação em outros municípios de RO

Na próxima semana, outros municípios também receberão a implantação do sistema. Nesta quinta-feira (04), o secretário assinou a ordem de serviço para que a tecnologia seja implantada em Ji-Paraná 12 totens, Ariquemes 10 totens, Cacoal 10 totens e Vilhena com 10 totens. Segundo Vital, em até 30 dias após a implantação, o serviço já começa a funcionar nessas cidades.

Além disso, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) já está fazendo o levantamento das escolas estaduais com maior fluxo de pessoas para também começar a implantar os equipamentos. A expectativa é que ele atenda todos os colégios da rede pública estadual em Rondônia, mas ainda não há previsão de quando esse serviço começará a ser feito.

Texto - R1 RONDÔNIA.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade