Últimas Notícias
Brasil

STF inicia julgamento de denúncias por atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília: Justiça será feita?

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (18), o julgamento das denúncias contra 100 pessoas acusadas de participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas. O julgamento está sendo realizado no plenário virtual e os ministros têm até a próxima segunda-feira (24) para depositar seus votos de forma eletrônica.


As denúncias foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da União (PGR) e acusam os denunciados de diversos crimes, como associação criminosa, tentativa de abolição do estado democrático de direito, tentativa de golpe de estado, incitação à animosidade das Forças Armadas contra os poderes constitucionais, depredação de patrimônio público tombado e incitação ao crime.

Até o momento, 86 mulheres e 208 homens seguem detidos no sistema penitenciário do Distrito Federal por envolvimento com os atos golpistas. A prioridade de julgamento está sendo dada aos denunciados que continuam presos.

Cada denunciado terá tratamento individualizado, garantido pela Constituição, segundo o relator do caso no STF, ministro Alexandre de Moraes. A PGR se defende afirmando que, apesar da redação similar, cada denúncia é resultado de uma análise individualizada das provas relativas a cada denunciado.

Se as denúncias forem aceitas pelos ministros do Supremo, inicia-se uma nova etapa de instrução processual, com a possível produção de novas provas e oitiva de testemunhas, inclusive a pedido das defesas. Somente depois disso é que ocorrerá o eventual julgamento sobre a culpa ou não dos réus. 

Com informações - Agencia Brasil

Edição R1 Rondônia.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade