A ação vem sendo realizada pelo Ministério dos Transportes.
O Rio Madeira tem uma das cargas mais altas de sedimentos entre os rios da bacia Amazônica. A retirada desses dejetos, precisa ser realizada esporadicamente para garantir a navegação, por isso o Ministério dos Transportes está promovendo a limpeza de mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de sedimentos que estão acumulados em pontos críticos entre os estados de Rondônia e Amazonas.
A trafegabilidade da hidrovia é de grande importância para a economia, pois proporciona ao Governo Federal um baixo investimento, oferece à população baixo preço de frete, menor degradação ambiental e grande capacidade de transporte de cargas.
A hidrovia do Madeira é a segunda mais importante da região Norte, perdendo apenas para o rio Amazonas. Segundo o Ministério dos Transportes, somente em janeiro e fevereiro o rio Madeira movimentou 1,6 toneladas de carga, um crescimento de 1,7% em relação ao ano de 2022. Estima-se que até o final de 2023 esse valor pode ultrapassar a última marca registrada, no ano passado, que foi de 18 mil toneladas. (Rondonoticias)
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com