Últimas Notícias
Brasil

Cobra caninana ‘invade’ casa na zona Sul de Porto Velho e é resgatada pelos Bombeiros

Uma cobra de aproximadamente 2 metros, da espécie Spilotes pullatus, conhecida popularmente como caninana, foi encontrada em uma casa no bairro Castanheira, zona Sul de Porto Velho, na tarde deste sábado (14). Os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros para que ela fosse resgatada e devolvida à natureza.


O proprietário da casa Cássio Cabral e que por coincidência é biólogo, explica que essa espécie é inofensiva e bem ágil.

“Ela se locomove com bastante agilidade na água, solo e até na vegetação. É uma cobra inofensiva, se alimenta basicamente de pequenos mamíferos e aves. Raramente ataca, no entanto é um animal silvestre e não deve ser manipulado, pois pode oferecer outros riscos. A orientação é chamar os bombeiros para o resgate”, explica.



DADOS

De acordo com os dados da Agevisa, durante todo o ano de 2022 foram registrados 1148 casos de acidentes envolvendo animais peçonhentos em Rondônia, sendo que os três tipos mais comuns são serpentes (501), escorpiões (288) e aranhas (158).

O maior número de acidentes ocorreu na região do Vale do Jamari (263), Madeira-Mamoré (220), Central (208), Zona da Mata (157), Café (147), Cone Sul (98) e Vale do Guaporé (55).

PREVENÇÃO 

Entre as medidas de prevenção que podem ser adotadas para evitar acidentes com animais peçonhentos estão a higienização, desratização e dedetização para manter esses animais longe de quintais e residências, bem como o uso de proteção nas brechas de portas e janelas. Mas o principal cuidado é manter a área próxima à residência limpa. Mesmo se a moradia for em área rural, é importante manter a área próxima à casa livre de entulhos e lixo, e utilizar botas como equipamento de proteção individual. E evitar colocar a mão em buracos e mexer em tijolos.


O QUE FAZER

Em caso de acidentes com animais peçonhentos, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo e o mais rápido possível. É importante que a vítima, se conseguir, leve o animal com segurança até o local de atendimento, para que o profissional de saúde saiba qual soro será administrado no paciente.

Fonte: R1RONDÔNIA



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com